Galegos de Lisboa comemoram data de Santiago

José Venâncio de Resende0

A Juventude de Galiza, também conhecida como Centro Galego de Lisboa, antecipou para sexta-feira, 22, as comemorações de Santiago, com missa, foliada (apresentação de gaiteiros) e jantar (sardinhas e churrasco). Assim, os funcionários e associados foram liberados para viajar e aproveitar o feriado de 25 de julho na Galiza, dia oficial de Santiago.

Fundada em 1908, a associação, com cerca de 500 sócios, tem como objetivo difundir a cultura e as tradições galegas, nas suas mais diversas manifestações, promover o intercâmbio cultural. Nesse contexto, inclui-se também a divulgação dos caminhos de Santiago.

O caminho português de Santiago (610 km) começa na igreja paroquial de Santiago e São Martinho, na freguesia de Santa Maria Maior, entre o Castelo de São Jorge e o Miradouro de Santa Luzia, na Lisboa antiga. A igreja foi fundada em 1160 d.C., embora já houvesse peregrinação para Santiago de Compostela, diz Emídio Almeida da Associação Portuguesa dos Amigos de Apostolo Santiago (APAAS).

Antes da igreja de Santiago, teria havido no local uma igreja romana de culto pagão, conta Emídio. Quando os visigodos conquistaram Lisboa, instituíram no local o culto cristão e, posteriormente, os mouros praticaram ali o culto muçulmano. Em 1147, portugueses e cruzados (nórdicos da segunda Cruzada para Jerusalém) retomaram Lisboa, quando então começou o caminho português de Santiago.

A igreja foi fortemente atingida pelo terremoto de 1755, que destruiu o teto, a fachada principal, o Altar-Mor e a parede mestra do lado do Evangelho. Salvou-se a Capela da Arcada também chamada de Nossa Senhora do Rosário, "a Franca", que se encontra do lado da Epístola e onde se continuou a celebrar o culto. Em 1762 as obras de reparação estavam terminadas. Com a anexação da paróquia de São Martinho, em outubro de 1836, passou a ter o nome de São Tiago e São Martinho, inclusive com a presença lado a lado dos dois oragos (padroeiro ou santo principal).

LINK RELACIONADO:

Igreja de Santiago (Lisboa) - https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santiago_(Lisboa)

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário