O meio ambiente em frases e poesias


Educação

André Eustáquio4

As alunas Márcia e Tyffani entre os organizadores do concurso -João Bilaya, Túlio e prefeito Adilson e o secretário de Educação Adriano Magalhães

Alunos das redes municipal e estadual de Resende Costa participaram do concurso Semana do Meio Ambiente 2011

O dia do meio ambiente, 5 de junho, não passou despercebido em Resende Costa. A Emater MG e a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente organizaram o “Concurso Semana do Meio Ambiente 2011”, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura; Prefeitura e Câmara Municipal e Instituto Estadual de Florestas (IEF). O concurso envolveu todas as escolas do município - estaduais e municipais - e a APAE.

O tema deste ano foi “Conservação do Solo e da Água”. De acordo com o regulamento, os participantes seriam avaliados a partir da fidelidade ao tema, originalidade e criatividade. Os trabalhos foram divididos em quatro categorias: Desenho (Educação Infantil, 1ª série e APAE), Frases I (2º ao 4º ano) e II (5º ao 7º ano), Poesia (8º e 9º anos) e Redação (Ensino Médio).

Foram premiados os primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores das categorias desenho e frases I e II ganharam uma câmera digital. Já os vencedores das categorias poesia e redação levaram para casa um telefone celular Nokia. Mas para conseguirem essa premiação, os alunos tiveram seus trabalhos criteriosamente avaliados em duas etapas, sendo a primeira realizada nas próprias escolas. Professores e pedagogos escolheram os dois melhores trabalhos de cada categoria, que posteriormente foram apreciados por uma comissão formada por três pessoas que não pertencem à comunidade escolar.

A discussão ambiental, especialmente a conservação do solo e da água, tema do concurso, foi destacada pelo secretário de Agropecuária e meio Ambiente, João Bilaya: “Essa discussão foi muito importante e ao mesmo tempo abrangente, pois mobilizou alunos desde o infantil até o ensino médio, ou seja, toda a comunidade escolar, inclusive professores do município. Uma vez que a discussão acerca da preservação do meio ambiente tem sido importante na atualidade, nada melhor do que estimular os alunos a se despertarem para ela. E isso se deu através da pesquisa, quando discutiram e descobriram o que é meio ambiente e sua preservação. Com isso, já começaram a observar e criar uma consciência de preservação”.

Para o extensionista de agropecuária da Emater MG, Marcos Túlio Resende Maia, o concurso teve também uma importância cultural, uma vez que “estimulou os alunos a escrever e produzir textos, o que é fantástico. Eles, inclusive, coletaram materiais e informações que poderão ser utilizados em futuras edições do concurso Semana do Meio Ambiente”. Túlio também destacou a eficácia da pesquisa para a formação do aluno: “Através da pesquisa, os alunos já começam a entender o que é conservação do solo. Acredito que se o concurso continuar, o interesse dos alunos será cada vez maior”.

O resultado do concurso saiu no dia 10 de junho último e a premiação aconteceu nos dias 20 e 21 do mesmo mês, nas escolas vencedoras.


Vencedores

Aluno Escola Categoria
Rafael de Resende Chaves Loureiro 1º série do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Conjurados Resende Costa” Desenho
João Paulo Bento Andrade 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Marcos Oliveira Braga” – Distrito de Jacarandira Frase I
Thiffany Isadora Teixeira 7º ano 1 do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Paula Assis” – Povoado do Ribeirão de Santo Antônio Frase II
Víctor Maia Detomi 9º ano 4 do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Assis Resende” Poesia
Márcia Gouveia de Oliveira 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal “Paula Assis” – Povoado do Ribeirão de Santo Antônio Redação

Textos dos alunos vencedores do Concurso Semana do Meio Ambiente - 2011

Categoria Frase 1: João Paulo Bento Andrade, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Marcos Oliveira Braga” – Distrito de Jacarandira, com a seguinte frase:

 “O solo é onde nós plantamos e colhemos nosso alimento, também dependemos da nossa querida e abençoada água para a sobrevivência das plantações.”
 
Categoria Frase 2: Thiffany Isadora Teixeira, aluna do 7º ano 1 do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Paula Assis” – Povoado do Ribeirão de Santo Antônio, com a seguinte frase:

 “O importante na vida não é descobrir tesouros, mas sim valorizar aqueles que já temos, como o solo e a água.”
 
Categoria Poesia: Víctor Maia Detomi, aluno do 9º ano 4 do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Assis Resende”, com a seguinte poesia:
 
O sustento da vida

“De onde vem tanta beleza?
Tá no solo, ta na água e também no ar
Do solo nasce a vida, que necessita da água
Para semente germinar
 
Mas essa grande beleza
Também nos traz tristeza
Se o homem não mudar
O jeito de pensar!
 
Consciência!!!

Preserve a riqueza do solo
A beleza da água
E a purificação do ar
 
O solo que sustenta o verde,
Faz correr a água
Que pura e cristalina
Colabora com a vida. Ôh, vida!

Esse mesmo solo
Um dia serve de descanso
Quando um breve balanço
A vida veio levar...”

Categoria Redação: Márcia Gouveia de Oliveira,aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal “Paula Assis” – Povoado do Ribeirão de Santo Antônio, com a seguinte redação:
 
Equilíbrio
 
“Vivemos momentos em que percebemos a Terra clamando por atenção. Isso é algo bem explícito em nosso cotidiano, sendo notórios os deslizamentos e os efeitos climáticos, entre outros. Basta-nos observar que tal motivo devemos pôr em vigor atos como a conservação do solo e da água.

Embora seja um problema sobre o qual todos veem necessidade de agirem rápido, muitos de nós, seres conscientes, possuímos dúvidas: o que deve ser feito para a conservação do solo e da água? Essa é uma pergunta frequentemente ouvida, tendo como resposta a frase de um químico: ‘Na natureza nada se perde, tudo se transforma’. Tomando como base essa frase, conseguimos despertar idéias que podem transformar a Terra em um lugar cada vez mais prazeroso de se ver e viver.

Simples atos como reutilização e reciclagem de materiais, reaproveitamento de energia, inutilização de combustíveis fósseis podem contribuir para a limpeza da água e do solo. Tornando escassa a poluição de um modo geral, reduzindo a utilização de agrotóxico que tornam o solo cada vez mais pobre de nutrientes, economizando água e mantendo-a em seu estado natural (pura e limpa), estaremos construindo um ambiente mais saudável.

A conservação é a base para mantermos a sustentabilidade do nosso planeta. Portanto, a integração de uma sociedade é fundamental para a conservação do que chamamos de ‘planeta em equilíbrio’, sem oscilações ou desvios. Podemos começar dizendo NÃO à poluição.”
 
*A correção dos textos foi feita pela presidente da Comissão de avaliação dos trabalhos, Sr.ª Regina Coelho.



Comentários

  • Author

    hooooooooooooooomi vs ñ sabem e d nd


  • Author

    gostei muito foi uma esselente redaçao sobre o nosso meio ambiente voces estao de parabéns...ficou otimo...adorei muito e de verdade...meus aplausos...


  • Author

    Parabéns a todos que promoveram esse concurso ,principalmente aos participantes.
    Esse tema é de muita importancia,para cada vez mais nos conscientizar-mos da preservação ambiental,que é "pensamento Global atitude local"


  • Author

    Muito Bom ! Gostei !


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário