Passageiros da linha Barbacena-SJdR-São Paulo-Campinas já utilizam ônibus da UTIL


Economia

José Venâncio de Resende2

Ônibus da Útil no terminal rodoviário de São João del-Rei (Foto José Venâncio)

Os passageiros da linha Campinas - São Paulo – São João del-Rei – Barbacena estão, desde Outubro do ano passado, viajando em carros da UTIL, “a serviço da Gardênia”. As vendas de passagens em São Paulo até há pouco tempo ainda eram feitas no guichê e em papel timbrado da Gardênia com a informação do embarque em carro da UTIL (recentemente, foram concentradas no guichê da UTIL). Já em São João del-Rei, a venda de passagens desde o início foi transferida para o guichê da própria UTIL.

O Grupo UTIL, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou a prestação de “serviços operacionais à Gardênia no trecho em questão, com a devida autorização do órgão regulador de transportes rodoviários (ANTT)”. Embora em São João del-Rei é dada como certa a compra da linha, o Grupo UTIL não quis se pronunciar, oficialmente, sobre os detalhes do negócio. “A possível transferência definitiva da linha ainda encontra-se em fase de negociação, não foi concretizada”.

Esta linha é muito utilizada por turistas e por pessoas da região das Vertentes que moram e trabalham no Estado de São Paulo.

Atualmente, a Gardênia mantém em São João del-Rei apenas transporte de carga, explica José Otávio, vulgo Galocha, encarregado do setor da empresa na região.

José Otávio começou como motorista da linha em 1965, quando o trecho São João del-Rei – Lavras ainda era de estrada de terra e a rodovia Fernão Dias não era duplicada. A linha pertencia à empresa Monte Castelo, de propriedade de Geraldo Alves, irmão de Nizio, antigo dono da Empresa Nossa Senhora do Pilar que fazia a linha São João del-Rei a Resende Costa.

Em 1968, a Monte Castelo vendeu a linha para a Expresso Vera Cruz. Mas houve uma divisão na sociedade e em 1980 voltou a Monte Castelo, com um dos sócios, o senhor Afonso. O outro sócio, senhor Jorge, continuou na EVC com as linhas Lavras – São Paulo e Lavras – Belo Horizonte.

Em 1993, foi a vez de a Translavras assumir a linha Barbacena – SJDR – São Paulo – Campinas. Mas em 1997 a empresa vendeu a linha para o Expresso Gardênia que rodou até o ano passado. Nos últimos anos, a Util já vinha circulando na região, ao ligar Santos, ABC e capital paulista a Ouro Preto, Mariana e Conselheiro Lafaiete.

O Brasil é loteado por empresas de ônibus e o preço da passagem é fixado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Assim, resta esperar que o usuário seja beneficiado com serviços de qualidade em termos de conforto, segurança e pontualidade.

 

Abaixo assinado – José Otávio conta que liderou abaixo assinado – enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – pedindo a volta da linha São João del-Rei a São José dos Campos (Vale do Paraíba), desativada em 2003 no início do governo Lula. O trajeto da linha - que era operado pela Gardênia – incluía as cidades de Madre de Deus de Minas, São Vicente de Minas, Cruzília, Minduri, trevos de Caxambu e Passa Quatro, Cachoeira Paulista, Aparecida do Norte e Taubaté.

 

Com dois horários (diário e noturno) e cerca de 8h30 de duração, esta linha transportava em média 30 passageiros por carro, lembra José Otávio. “Era uma ótima linha.”    

Comentários

  • Author

    Pelamordedeus, volta Gardênia!!! A INÚTIL retirou a linha de 9 e meia para São Paulo e agora quem quiser ir da Zona da Mata (Ubá) para o sul de Minas (Carmo da Cachoeira) só tem o horário das 20h, pois para o horário das 8 da manhã não há como chegar em Barbacena. O Pássaro Verde vindo de Ubá chega 8 e 15 da manhã e 8 e 15 da noite em Barbacena. Então tem-se que sair meio dia de Ubá e esperar até 8 da noite!!!!!!!

    Até meses atrás ainda tinha uma linha às 12h30, 4 horas sentada esperando, mas tinha. Agora, nem isso. Só dando a volta ao mundo por BH ou tomando 3 onibus para Juiz de Fora, 3 Corações e Carmo. Voooooooooooooooolta, Gardênia querida!


  • Author

    É impressionante como a qualidade do serviço está indo ladeira abaixo, só sucata roda nas linhas que foram compradas do Expresso Gardênia, e como disse a Senhora acima não temos mais o horário que saia de SP As 9:30 am, agora só se chega em Lavras ou nas cidades adjacentes à noite, impossibilitando de pegar os ônibus para as cidades menores das viações São Criatóvão, Passaro Verde e etc


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário