Radiação está presente no dia a dia


Cidades

Vinícius Borges Gomes2

Professor Marco Túlio Raposo fala sobre diferentes tipos de radiação

A presença da radiação no cotidiano é algo muito comum. Faz-se presente em diversos aparelhos, como o microondas, e na natureza, como nos raios solares. É o que diz o professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Marco Túlio Raposo, mestre e doutor na área de Física do estado sólido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
O problema com a Usina Nuclear de Fukushima no Japão causou muita preocupação em todo o mundo, porém, não só a radiação nuclear oferece perigo. A simples exposição ao sol é um tipo de radiação e a região do Campo das Vertentes propicia verões com muita insolação, o que pode ser perigoso. “A luz solar (ou radiação solar) contém componentes de alta energia como os fótons gama que podem causar queimaduras, podem ser absorvidos e provocar alterações celulares em organismos e até mesmo câncer”, afirma o professor Raposo.
 
A radiação nuclear tem sido o foco do debate atualmente. “Atualmente a forma mais comentada de radiação é a radiação nuclear, aquela produzida nas usinas nucleares como a de Fukushima no Japão, usada para gerar eletricidade”, explica Raposo. Em Minas Gerais e na região não existe nenhuma usina nuclear para produção de energia. As únicas usinas dessa área no Brasil se encontram em Angra dos Reis, sendo que duas estão em funcionamento (Angra 1 e Angra 2) e uma em construção (Angra 3). O uso desse tipo de energia é alvo de debates e críticas, mas é uma forma muito usada de energia alternativa.

Entretanto, outros tipos de radiação são muito usados e, a maioria, para fins benéficos. A radiação eletromagnética está presente no dia a dia, principalmente a que vem do sol de natureza ondulatória, por exemplo. O professor Raposo explica:  “a  radiação eletromagnética está presente no forno de micro-ondas doméstico, nos equipamentos médicos usados para diagnóstico comoRaios-X, Ressonância Magnética Nuclear, Tomógrafos e outros. Está presente também nos radionuclídeos (isótopos radioativos produzidos em reatores nucleares) usados  em radioterapia para tratamento de doenças como o câncer”.
 
Até mesmo em situações simples como a troca de calor entre dois objetos a radiação está presente, neste caso conhecida como infravermelha. O professor Raposo alerta: “Embora seja radiação não ionizante, pode provocar efeitos biológicos dependendo do tempo de exposição e intensidade da fonte”. É o caso de queimaduras que podem ocorrer no caso de troca de calor de uma pessoa, por exemplo, com algum objeto aquecido.
 
Nos alimentos comprados pela população podem ser encontradas formas de radiação que não oferecem perigos: “a aplicação da radiação para descontaminação de alimentos através da destruição de microorganismos patogênicos. Isto, entre outras medidas, permite armazenagem e transporte de alimentos por longos períodos,  evitando sua deterioração”.
 
“O uso da radiação, nas suas diferentes formas, pode ser benéfico, realizados os devidos controles e mantidos os devidos cuidados, naturalmente.  Já citados os instrumentos médicos que usam a radiação para diagnóstico e tratamento de doenças”, opina o professor Raposo. Ele fez questão de explorar a variedade da radiação e seus usos.
 
A despeito dos últimso acontecimentos, as usinas nucleares trouxeram muitas preocupações, assim como as conhecidas armas nucleares e bombas atômicas já causaram. É importante lembrar, contudo, que a radiação está mais presente no cotidiano do que se pensa. Seja nos alimentos consumidos que tiveram exposição à radiação para maior conservação, no exame de Raio-X, no micro-ondas usado diariamente e no sol. Cuidados com a pele são fundamentais, por isso use protetor solar e esteja sempre informado sobre questões que estão mais perto de você do que se imagina.

                                                                               

                                                                       
                                                                              Símbolo da Radiação usado
                                                                                        mundialmente
  

Comentários

  • Author

    Curti!


  • Author

    Eu nao!


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário