O livro Anunciação, de Evaldo Balbino, será lançado, no dia 23 de novembro (sábado), às 19h, na Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, de Resende Costa, região mineira dos Campos das Vertentes. Trata-se de obra de cunho memorialístico que “não é omissa em relação ao seu autor, à sua vida acadêmica e à sua religiosidade, ora trazido nas entrelinhas e apenas revelado a quem já o conheça, ora bem declarado e desvelado sem peias e sem medo; sem temor nem mesmo a Deus, com o qual firmou pacto de forma amena e duradoura”, nas palavras do próprio Evaldo.
Tanto é que a sua religiosidade “não se expressa apenas no título da obra, mas se locupleta a partir de cada personagem que vai, individual e coletivamente, construindo uma Resende Costa (cidade natal do escritor) cujo retrato é pintado em pinceladas de vida”. Assim comparecem na obra pessoas/personagens, conhecidas pelo autor e das quais ele ouviu falar, tais como Maria da Ritinha, Ana do Sô Luís, Zezinho, Tio Totonho, Tia Denita, Tia Donana, Dona Trindade, Irmão Aristides, Irmã Leonora, Irmã Terezinha, Lico do Iote, Irmão Joaquim, Irmã Maria do Geraldo João, Seu Baiano, Penha do Jair, Tião Melo, Dona Filomena, as irmãs Ana Luiza Coelho Andrade e Marcella Coelho Andrade, Anunciação...
“As cores das pessoas representadas podem até esmaecer com o findar da força motriz que enche cada uma delas de energia”, diz Evaldo, “porém as personagens seguem com luz, uma vez que iluminadas por palavras-memória de quem as viu, ou delas ouviu falar, e com elas igualmente cresceu e integra o espaço-amor de uma convivência de família expandida, algo que é tão caro a nós, mineiros”.
Sobre o autor
Evaldo Balbino, nascido em Resende Costa, é escritor, poeta e professor de Português e pesquisador de literatura na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde também é professor do Mestrado Profissional em Letras. É ainda colunista do Jornal das Lajes e membro da Academia de Letras de São João del-Rei onde ocupa a cadeira nº 01 e da qual foi presidente no biênio 2022-2023. Autor de vários livros, tem contos, crônicas, poemas, artigos e ensaios de crítica literária publicados em antologias, suplementos literários, jornais e revistas acadêmicas.