Alunos e professoras da escola rural do povoado dos Pinto, município de Resende Costa (MG), conheceram, no dia 8 de outubro, o processo de produção do autêntico Queijo Minas Artesanal, da Fazenda Pimenta. Foram recebidos por Cláudio Ruas, do Casal Gastrô, que contou a sua história e de como surgiu o primeiro queijo no mundo. E “ainda ressaltamos a grande importância desse produto, ainda mais no nosso estado e na região do Campo das Vertentes”!
Praticamente todas as crianças demonstraram ter alguma relação com o fazer queijo na família, especialmente como forma de subsistência, conta Cláudio Ruas. “O que nos mostra a importância de começar a plantar mais essa sementinha nos jovens do município, mostrando a eles que temos um produto riquíssimo, muito cobiçado fora daqui, cada vez mais valorizado (inclusive em concursos internacionais), com maior valor agregado e que pode ser sim uma forma de ganhar a vida - não necessariamente na produção em si.”
Na mesma tarde, o grupo também visitou parte de outros atrativos do roteiro turístico que está se formando no Povoado dos Pinto, como o Memorial do Artesanato, “excelente iniciativa particular da Mariana e do Nei, já que o berço do artesanato da Capital Nacional do Artesanato Têxtil é aqui”, o restaurante @cantinadatiajosi, o meliponário de abelhas sem ferrão do Antônio Orlando e, por fim, o espaço de quitandas da @biscoitoscaseirosdajo.
Assim, as crianças inauguraram, na prática, parte dessa rota de turismo rural do @povoadodospintotr, observa Cláudio Ruas. Isto “ainda vai dar muito o que falar e, se Deus quiser, muitos frutos para todos os envolvidos e para o município de Resende Costa como um todo”! Mas, para isso, “precisamos (sobretudo nesse início) de cada vez mais apoio do poder público, de órgãos ligados ao setor e, principalmente, das pessoas que possam vir nos prestigiar e desfrutar das várias riquezas culturais, históricas, naturais e gastronômicas que temos por aqui”!
Clique aqui para ver mais imagens.