O 12º secretário da nova gestão da prefeitura de São João del-Rei, a tomar posse em janeiro de 2025, será escolhido por processo seletivo aberto à população, numa iniciativa pioneira e inédita. A escolha do nome do titular da importante Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano é uma oportunidade para profissionais com conhecimento e competência técnica se candidatarem a participar diretamente no desenvolvimento da cidade, de acordo com a assessoria de comunicação do prefeito eleito Aurélio Suenes.
Com a dificuldade em achar um nome - e para dar início ao novo modelo, que se poderá estender para outras funções -, foi aberto esse processo seletivo simplificado para uma vaga de secretário que visa garantir maior transparência e profissionalismo à gestão, acrescentou a assessoria de comunicação. Este é “um passo significativo rumo à modernização da gestão pública”.
Esta ação marca o início de uma tendência que deve ser seguida pelos poderes públicos em todo o país, e em particular deve ser adotada no decorrer da nova gestão são-joanense que se inicia em janeiro de 2025, a começar pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. É uma forma de promover a democratização do acesso aos cargos de liderança e assegurar que os melhores profissionais participem ativamente na tomada de decisões do governo, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da cidade, reforçou a assessoria.
Estamos entusiasmados em abrir as portas da nossa gestão, para que cidadãos devidamente preparados e qualificados estejam aptos a somarem esforços nas soluções dos problemas da nossa cidade”, disse Suenes. “Nosso objetivo é reunir uma equipe diversificada e competente, que traga novas ideias e abordagens para os desafios que enfrentamos no dia a dia, garantindo que a administração pública atenda de forma eficaz as necessidades da população.
O compromisso é selecionar os melhores candidatos, profissional e eticamente, de forma a aumentar a qualidade dos serviços públicos e assegurar que as decisões levem em conta os interesses da comunidade, enfatizou a assessoria do novo prefeito. “A iniciativa não apenas promove a transparência, mas também reforça a importância da participação cidadã no fortalecimento da democracia”, acrescentou. Trata-se de um modelo que demonstre que a inovação e a responsabilidade podem andar juntas na administração pública.
Edital disponível
Já está disponível ao público o edital do processo seletivo aberto para o cargo de secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Este processo, promovido pela equipe de transição de governo do prefeito eleito, em parceria com a AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes) e liberado pela Prefeitura de São João del-Rei, reforça o compromisso com a transparência e a participação cidadã na gestão municipal.
Os interessados podem conferir todos os detalhes do edital e as etapas do processo no link https://bit.ly/3VCkodd. Os currículos devem ser enviados, até o dia 17/12/2024 às 23:59, para o endereço eletrônico [email protected], informando no campo Assunto: Edital de Seleção Simplificado No001/2024. A divulgação dos candidatos pré-selecionados será efetuada por meio de contato telefônico ou por e-mail no mesmo endereço eletrônico [email protected].
O edital, com uma metodologia rigorosa para a avaliação criteriosa do candidato, deve assegurar que sejam feitas as melhores escolhas em nome do desenvolvimento da cidade. Esta é uma oportunidade histórica para os cidadãos de São João del-Rei se envolverem ativamente na formação do governo municipal, contribuindo para um futuro mais transparente, eficiente e participativo, conclui a assessoria do novo prefeito.
Equipe
Até agora, foram anunciados os seguintes nomes da equipe de governo do prefeito eleito Aurélio Suenes:
Alan Daher Bassi das Neves, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras;
Ana Cristina Matos, secretária de Assistencia Social e Promoção Humana;
Caio Henrique Andrade do Carmo, secretário municipal de Cultura e Turismo;
Clélia Soares de Assis, secretária municipal de Agricultura;
Ericsson da Silva, secretário municipal de Esportes e Lazer;
Fuvio Olímpio de Oliveira Pinto, secretário municipal de Finanças;
Humberto Kennedy Bianchini, secretário municipal de Educação;
Marcelo Mourão Coutinho, secretário municipal de Governo e Gabinete;
Marcelo Otávio de Andrade, secretário municipal de Saúde;
Maristela Valadão, secretária de Desenvolvimento Econômico;
Sandro Edson do Nascimento, secretário de Segurança e Mobilidade;
Rômulo Antônio Viegas, diretor do DAMAE (Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto).