Ações no setor do artesanato em 2023 e planos para o novo ano


Economia

José Venâncio de Resende0

Avenida Alfredo Penido, a Avenida dos Artesanatos, recebe turistas que visitam a lojas em Resende Costa (Foto Thiago Morandi)

O ano de 2023 foi de muitas ações na área do artesanato, com o início de novos projetos. Edmar Assis, secretário de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, citou cerca de 10 projetos. Também foi o ano em que se emitiram os primeiros 700 selos de procedência e as primeiras 100 unidades da Carteira Nacional do Artesão, através da ASSETURC (Associação das Empresas do Turismo e do Artesanato de Resende Costa) e da ASARC (Associação dos Artesãos de Resende Costa), para valorizar o artesanato local. 

Uma das novidades foi a realização de dois cursos de capacitação: “Atendimento ao Cliente” (por Lucas Lara) e “Mentoria Empresarial” (por Nicole Mary Nascimento Alves). Outra foi a visita técnica a Itabirito para conhecer in loco o turismo rural e de experiência (participaram representantes da Prefeitura, da Emater, do Sicoob Credivertentes e de moradores do Povoado dos Pintos).

Outras ações envolvendo a participação da Secretaria: Semana Criativa de Tiradentes (a convite do Senac); 1º Encontro de Carros Antigos (em parceria com os organizadores e a ASSETURC); Festival Comida de Buteco (também em parceria com organizadores e ASSETURC); início do projeto de implantação da Educação Financeira para crianças (parceria com o Sicoob Credivertentes); 1ª Del Rei Next, com estande representando a cadeia produtiva do artesanato e exposição de peças; início do projeto de turismo rural no Povoado dos Pintos (parceria com a Emater); Feira Nacional do Artesanato (no Expominas – BH), com dois expositores; documentário do Projeto Preserva (série “Saberes Ancestrais” de Juliana Perdigão e Odilona Amaral), mostrando o berço do artesanato no Povoado dos Pintos).

Edmar cita ainda a atuação da Secretaria na regulamentação da Feira do Artesanato do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), com definição de regras de utilização, horários, locais, critérios de cadastramento e participação; realização do concurso de Decoração Natalina, dentro da programação do Natal “Tecendo Luz”, com premiação de residências e lojas; Semana da Consciência Negra (parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer); confecção e colocação de dois outdoorsna BR MGC-383 (Lagoa Dourada para Resende Costa e São João del-Rei para Resende Costa), destacando a “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”.

Outro projeto importante foi o “Amigo Artesão”, lançado em meados de 2023 pela ASARC em parceria com a Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico. Vinculado a esse projeto, está a emissão (inclusive domiciliar) da Carteira Nacional do Artesão, por meio de convênio com a Prefeitura.

No segundo semestre de 2023, já foram emitidas cerca de 100 carteiras, comparado com apenas duas ou três em 2020, de acordo com o vereador Fernando Chaves, um incentivador do projeto. A expectativa é de que neste ano haja mais de 300 artesãos resende-costenses com a carteira. Além dos benefícios diretos, ele espera que o projeto Amigo Artesão gere estatísticas para o município realizar políticas públicas.

 

ASSETURC

Em 2023, a ASSETURC imprimiu cerca de 160 mil etiquetas de identificação de lojas de associados e de alguns não-associados, segundo Luara Ramona Teodoro Nascimento, presidente da entidade. Mas essa quantidade representa pequena parte, pois não inclui muitas lojas que imprimem a própria etiqueta e os artesãos informais (que tecem em casa).

Outra ação da ASSETURC foi a emissão, junto com o Conselho Regulador, dos primeiros 700 selos de procedência para o lançamento na Mostra de Artesanato e Cultura de 2023. A obtenção do selo é feita por meio de um processo de avaliação. Em dezembro, foram produzidos mais selos de procedência, mas nenhum deles foi emitido ainda, informou João Vitor Resende Vale, secretário da ASSETURC.

O artesão deve procurar o escritório da ASSETURC e preencher a ficha de solicitação do selo com os dados pessoais e, principalmente, dados sobre a peça. Um membro do Conselho Regulador deve avaliar a peça e preencher uma ficha de coleta de amostra, dando parecer (favorável ou não) sobre o pedido. São utilizados fatores como a qualidade do material e a uniformidade da peça. Os atuais membros do Conselho Regulador são: Luciene, Tecelagem Resendecostense; Rosely, Real Tapete; Edmar Assis, Secretaria de Turismo; e Gracy, do Gracy Artesanato.

Luara enfatizou, ainda, a participação da ASSETURC como parceira nos projetos Comida de Buteco, Encontro de Motociclistas e Encontro de Carros Antigos. Além disso, a associação manteve a parceria com a ACI del-Rei, que permite a emissão de guias de desconto para a área de saúde (médicos, dentistas etc.).

 

Em 2024…

Edmar Assis pretende dar continuidade ao projeto de Turismo Rural no Povoado dos Pintos, com a realização de cursos, capacitações e divulgação em parceria com a Emater MG.

Com o título praticamente certo de “Capital Nacional do Artesanato Têxtil”, o secretário quer alavancar essa conquista com marketing (redes sociais, imprensa, “mapa turístico” etc.) e ações junto aos lojistas (camisetas, chaveiros e material de divulgação em geral). Na Mostra de Artesanato e Cultural deste ano, também quer explorar a nova marca da cidade com cartazes, telões, presença em portais da internet e em reportagens.

Outra conquista destacada por Edmar é o calendário anual turístico e cultural, que é uma ferramenta importante para divulgar a cidade e facilitar o planejamento de viagens dos visitantes e turistas.

Sobre o calendário anual, Luara, da ASSETURC, destaca as festas importantes, como o Carnaval, a Exposição Agropecuária e a Festa do Rosário, que, pelas suas tradições, atraem cada vez mais turistas. Também cita o já consagrado Encontro de Motociclistas, a terceira edição do Comida de Buteco e a segunda edição do Encontro de Carros Antigos, que espera sejam bem-sucedidos este ano.

Ela considera 2024 um ano desafiador por conta tanto das eleições quanto do baixo número de feriados prolongados. Em relação às eleições, espera que não se perca a visão de longo prazo de que o turismo é o sustentáculo da economia local em termos de oportunidades de trabalho e de renda para a maioria da população.

Sobre o baixo número de feriadões, Luara espera que a cidade seja mais que compensada pela maior visibilidade decorrente do uso do selo de procedência e do título de Capital Nacional do Artesanato Têxtil, ganhando em oportunidades o que pode momentaneamente perder em dias a mais de feriados.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário