Vereador Leonardo Henrique propõe emenda parlamentar impositiva em São João del-Rei

Ele defende ainda que as emendas impositivas sejam aprovadas em cidades de pequeno porte (até 99 mil habitantes)


Política

José Venâncio de Resende0

fotoVereador Leonardo Henrique, também conhecido como Professor Leonardo.

Nas próximas semanas, o vereador Leonardo Henrique de A. e Silva vai reapresentar o projeto de lei (de 2019) que cria o orçamento impositivo em São João del-Rei, por meio de alteração da Lei Orgânica do Município. Esta medida, que seria válida a partir da legislatura de 2025, já existe no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado, bem como nas cidades de porte médio (100 mil a 500 mil habitantes), como Juiz de Fora e Divinópolis, e em cidades mineiras de pequeno porte (até 99 mil habitantes) como Carandaí, no Campo das Vertentes, e Três Marias. “A emenda impositiva é a carta e alforria para muitos vereadores em relação ao prefeito”, acredita o autor da proposta.

Se a proposta de 2019 tivesse sido aprovada pela Câmara Municipal, haveria um escalonamento de 1% a 4% do orçamento, durante quatro anos, na aplicação da emenda impositiva; ou seja, 1% em 2020; 2% em 2021; 3% em 2022; e 4% a partir de 2023. Isto significa que, em 2023, a emenda de cada vereador corresponderia a R$ 1,3 milhão (no total, R$ 16,986 milhões para todos os vereadores). Pelo projeto do vereador Leonardo Henrique, 50% desse montante seria obrigatoriamente destinado à saúde; a outra metade seria utilizada de acordo com as demandas de cada vereador.

Vantagem 

“O orçamento impositivo nada mais é que a obrigatoriedade de o Governo Municipal executar todas as emendas orçamentárias, acrescentadas à Lei Orçamentária Anual, apresentadas pelos parlamentares”,  justifica o autor da proposta. Com o presente projeto de lei, espera-se que as emendas dos vereadores sejam colocadas em prática.

O vereador Leonardo vai além. A vantagem da emenda impositiva é que o vereador realmente conhece as demandas do bairro dele; inclusive, ele pode acompanhar de perto a aplicação dos recursos de sua emenda. Entre as áreas que podem ser beneficiadas, o parlamentar cita como exemplos posto de saúde, creche, escola, instituição filantrópica, reforma de ruas e parquinhos e apoio a eventos culturais, folclóricos e de inovação tecnológica.

Para o vereador Leonardo Henrique, todo município de porte pequeno deveria ter emendas impositivas. “É uma forma de haver uma relação com o prefeito mais harmônica, e que seja respeitado o direito de cada vereador no cumprimento do seu mandato”, conclui o parlamentar.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário