Boston Metal do Brasil: revolução na metalurgia mundial começa em Minas

Empresa vai recuperar metais de alto valor a partir de rejeitos de mineração e energia renovável


Economia

Da redação0

Governador Romeu Zema, prefeito Fuvio Olímpio e diretores da Boston Metal, em Coronel Xavier (foto assessoria de comunicação da Boston Metal)

Um empreendimento industrial de inovação tecnológica no âmbito mundial e de impacto na economia local e regional. No dia 7 de março, foi inaugurada em Coronel Xavier Chaves, região do Campo das Vertentes, a Boston Metal do Brasil, a primeira unidade mundial com a tecnologia Eletrólise de Óxido Fundido (MOE, na sigla em inglês). O evento foi prestigiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e contou com a presença de gestores globais da Boston Metal e de líderes de mineradoras e metalúrgicas nacionais e internacionais, bem como do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o prefeito Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, anfitrião, e prefeitos da região.

Com apoio do Governo de Minas, a empresa vai extrair seletivamente metais de alto valor, como nióbio e tântalo, a partir de rejeitos de mineração, transformando materiais complexos e de baixa concentração de metais em uma fonte de receita e promovendo o uso mais eficiente dos recursos naturais. E por utilizar eletricidade de fonte renovável para o processamento do rejeito e a separação dos metais de alto valor, a Boston Metal do Brasil em Coronel Xavier Chaves vai operar com baixa emissão de CO2. “Talvez ainda não tenhamos a dimensão do que isso aqui significa. Iniciamos um novo ciclo da mineração e da metalurgia no estado”, disse o governador durante o evento.

Uma das vantagens do método apresentado pela Boston Metal é a de que ele utiliza energia elétrica para fazer a separação dos materiais dos rejeitos. Como a matriz energética de Minas Gerais é composta em 99% por fontes renováveis (hidrelétrica, fotovoltaica, eólica e biomassa), o MOE possui um baixo impacto ambiental. “Estamos vendo o início da mineração 4.0, em que a matéria-prima utilizada é o rejeito que está acumulado, causando um enorme impacto ambiental”, prosseguiu Zema. “Desta forma, o que hoje é um problema para várias mineradoras e metalúrgicas, virou uma solução”; e “isso reduz o impacto ambiental, traz investimentos para o estado e gera empregos, renda e desenvolvimento para a região.”

 

Diferencial

A tecnologia inovadora chamou a atenção de investidores no mundo corporativo do porte de ArcelorMittal, BHP, Vale, Microsoft e Breakthrough Energy Ventures, fundo dirigido por Bill Gates para o investimento em soluções de energia sustentável, além do IFC, braço privado do Banco Mundial. Em três etapas bem-sucedidas de captação de funding, a Boston Metal levantou mais de US$ 350 milhões.

“A MOE de Coronel Xavier Chaves é um vislumbre do futuro, o exemplo real de uma solução inédita, escalável, econômica e sustentável para a produção de metais e ligas a partir de uma grande variedade de matérias-primas”, diz o brasileiro Tadeu Carneiro, presidente e CEO de Boston Metal global, sediada em Woburn, nos Estados Unidos. “A MOE promoverá a economia circular e o progresso sustentável da metalurgia”, completou.

Por conta disso, o governador Zema projeta que o setor deve crescer no estado, atraindo ainda mais negócios, gerando emprego e renda. “Acredito que, devido à transição energética, é um mercado que vai crescer muito. Com isso, teremos aqui, em breve, uma grande empresa gerando centenas de empregos diretos e milhares indiretos, fazendo com que a cidade entre em um ciclo de desenvolvimento como nunca se viu na história.”

 

Empregos

A Boston Metal do Brasil prevê a produção de 720 toneladas de metais de alto valor em 2024. Até 2026, a capacidade será ampliada para até 10 mil toneladas/ano, levando a empresa dos atuais 80 para 250 empregados.

A cidade de Coronel Xavier Chaves, de 3.500 habitantes, foi escolhida para sediar a primeira operação da empresa por oferecer boa combinação entre a oferta de matéria-prima e de energia limpa e por estar inserida em um ambiente sociocultural favorável, com profissionais familiarizados com a atividade de mineração. A planta foi erguida menos de um ano após o anúncio oficial do investimento, em maio de 2023. “Nossa instalação é uma prova da dedicação e da experiência de nossa equipe”, disse o presidente da subsidiária brasileira, Itamar Resende.

O secretário Fernando Passalio avaliou que a inauguração da Boston Metal reforça o compromisso de Minas Gerais com a inovação e a sustentabilidade. “Ter no nosso estado uma tecnologia inédita no mundo é sinal de que temos capacidade técnica e humana para sermos protagonistas da transição energética global. Esperamos que, muito em breve, outras unidades da empresa sejam construídas em Minas, contribuindo para uma mineração cada vez mais sustentável, gerando mais recursos e empregos para os mineiros.”

 

Como funciona a MOE

A matéria-prima (rejeito) é inserida na célula MOE e submetida a uma corrente elétrica de elevada amperagem. A corrente elétrica promove a obtenção do metal desejado, liberando oxigênio e, ao mesmo tempo, gerando altíssimas temperaturas que derretem o material, que é então vazado pela parte inferior, com alto grau de pureza. 

A célula MOE é modular e escalável de acordo com o volume de produção projetado. Para aumentar a capacidade, basta adicionar novas células ao processo. É também flexível. “Ela é viável mesmo a partir de minério ou rejeitos com níveis de concentração de metais muito abaixo do mínimo exigido hoje pelas indústrias do setor”, comenta Itamar Resende.

 

FONTE: Agência Minas e Boston Metal do Brasil

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário