Ex-prefeito Ralph Justino é o novo secretário de Educação de Tiradentes

Criador do Festival de Cultura e Gastronomia e fundador do Instituto Vertentes.


Educação

José Venâncio de Resende0

Prefeitura Municipal de Tiradentes (MG).

O ex-prefeito de Tiradentes (2013-2016), Ralph de Araújo Justino, é o novo secretário municipal de Educação, desde o dia 6 de fevereiro. Antes de prefeito, foi secretário de Cultura de Tiradentes quando criou o Festival de Cultura e Gastronomia em 1998, que contribuiu para o desenvolvimento turístico, econômico e social da cidade e o sucesso na divulgação da gastronomia local. O festival surgiu “não apenas pela força da culinária mineira, mas também impulsionado pelo teatro e pelo cinema”.*

Ralph Justino foi entrevistado pelo Jornal das Lajes (21/03/2023) na qualidade de idealizador e presidente do Instituto Vertentes (IV), associação que desenvolve e implementa projetos de educação com impacto social em Tiradentes. Desde 2018, promove ações transformadoras e atividades para a rede de estudantes, familiares e educadores da cidade, com a articulação da sociedade civil, academia e setor público. As principais ações do instituto são as oficinas socioeducativas e os projetos focados no ensino integral na rede pública de ensino. 

O IV mediou um acordo entre as prefeituras de Tiradentes e Santa Rita do Sapucaí, para estimular uma troca de experiências entre as duas cidades nas áreas de turismo e tecnologia/educação. No caso de Tiradentes, o propósito é melhorar a qualidade da educação pública e incentivar os alunos a mergulhar no mundo da tecnologia, explicou Ralph Justino. “Acreditamos em ações inclusivas e inovadoras envolvendo educadores, famílias e estudantes de diversas idades”, resume o Facebook do IV. 

Pela trajetória de Ralph Justino, espera-se que haja a retomada da experiência da Escola Municipal João Pio, nas Águas Santas, um projeto educacional inovador que funcionava em período integral desde 2013 (primeiro ano de seu mandato) e que, a partir de 2017, foi descontinuado pela administração municipal da época (ver reportagem do Jornal das Lajes).

Mas, como em educação os projetos são de maturação no médio e longo prazo, o sucesso do novo secretário vai depender da reeleição da atual gestão municipal.  

* A origem do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário