APAC de São João del-Rei inaugura pedra fundamental da futura unidade juvenil – a segunda do país


Cidades

Leonardo Duque – Rádio Emboabas0

fotoPedra fundamental da sede da APAC juvenil de São João del-Rei (foto Rádio Emboabas)

São João del-Rei vai ter, em breve, uma Associação de Assistência aos Condenados (APAC) juvenil – voltada para o acolhimento de menores infratores. A unidade será a segunda do Brasil. A primeira está na cidade de Frutal. A sede vai ser construída em frente à atual APAC, situada na BR 265, próximo ao trevo do Bonfim.

A cerimônia de inauguração da pedra fundamental e de início das obras foi realizada na quinta-feira 1º de dezembro, na quadra da associação. Estiveram presentes membros da rede nacional APAC, recuperandos das unidades masculina e feminina, integrantes da prefeitura municipal, vereadores, Polícia Militar, dentre outras autoridades.

Em pronunciamento, o presidente da APAC da cidade histórica, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, disse que esta é uma conquista memorável, e que os próprios recuperandos vão construir a APAC Juvenil. Garantiu que todos vão se empenhar ao máximo para entregar uma unidade de excelência em menos de seis meses.

O juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de São João del-Rei, doutor Ernane Barbosa, também participou da solenidade. Falou sobre os desafios que a instituição encontrará pela frente. “A sociedade de São João del-Rei não deve esperar um milagre, a mudança de um dia para outro. A mudança virá com o tempo, sabemos que será um grande desafio modular a metodologia APAC, para adaptar à execução da metodologia socioeducativa. Teremos que operar grandes mudanças de paradigmas para recuperarmos os adolescentes infratores. Será preciso estudar com afinco a origem do desvio de personalidade de cada um deles, buscar a razão do envolvimento com as drogas e criminalidade, estudarmos a personalidade de cada um dos adolescentes para traçar um programa que possa, com eficácia, recuperar esse jovem infrator”.

A APAC vai receber recurso na ordem de R$ 100 mil da prefeitura municipal para dar andamento às obras da nova unidade. O anúncio foi feito pela secretária de governo, Adriana Rodrigues, que alegou ser uma grande satisfação fazer parte dessa história.

Um grupo de reeducandos da APAC Juvenil de Frutal veio para a cerimônia. Eles fizeram uma apresentação musical que emocionou a todos. Inclusive, os recuperandos puxaram palmas para engrandecer ainda mais o momento.

Vale lembrar que, inicialmente, a unidade vai receber apenas reeducandos do sexo masculino. Mas, em um futuro próximo, a intenção é expandir para as reeducandas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário