Athletic de São João del-Rei consegue feito histórico e está na Série C do Campeonato Brasileiro


Esporte

Vanuza Resende0

No Mineirão, Athletic conquista vaga inédita na Série C (foto Gustavo Rabelo)

O objetivo do Athletic de São João del-Rei em 2023 foi atingido, e com maestria: subir para a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube, que é SAF (Sociedade Anônima do Futebol), vem ganhando os holofotes do estado ao se apresentar muito bem organizado desde o retorno ao futebol profissional.

 

A Campanha na Série D

O Athletic conseguiu acesso à quarta divisão do futebol nacional ao fazer uma das melhores campanhas no estadual de 2022. A vaga para a Série D é obtida por meio de seleção dos clubes que apresentam os melhores desempenhos em seus respectivos campeonatos estaduais, mas que ainda não disputam as três primeiras divisões do Brasileirão. Colhendo os frutos do ano passado, o Athletic estreou na Copa do Brasil e no Brasileiro Série D em 2023.

Na Copa do Brasil, apenas um jogo. Jogando com o regulamento a seu favor, o Brasiliense veio até São João del-Rei e segurou o empate. Resultado que desclassificou o Esquadrão de Aço. Além de ter sido bicampeão em 2023 do interior de Minas, o clube tinha um objetivo: subir para a Série C do Brasileirão, na primeira oportunidade da sua história. E conseguiu.

Em sua primeira participação na Série D, o clube fundado há 114 anos se destacou desde a fase de grupos e avançou para a segunda fase na liderança da chave 6, com 29 pontos conquistados. Depois, na segunda fase (jogos de ida e volta), superou o Brasiliense-DF (o mesmo clube responsável pela eliminação do Esquadrão na Copa do Brasil) e, na sequência, o Camboriú-SC (oitavas). Nas quartas de final, venceu o Bahia de Feira – BA por 2x0 no jogo de ida, e perdeu por 1x0 na volta. Placar suficiente para a classificação do Athletic à semifinal e garantia do passaporte para a Série C.

 

O retorno para o futebol profissional

Foi em 2018 que o Athletic retornou ao futebol profissional, após décadas disputando jogos locais e regionais. O retorno aconteceu com a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o que equivale ao terceiro nível aqui em Minas. E, já no primeiro ano, chegou ao Módulo II, sendo vice-campeão da Segunda Divisão. No Módulo II estava a expectativa de subida do clube de São João del-Rei para jogar contra as principais equipes de Minas Gerais.

Em 2019 e 2020, disputou o Módulo II. Em 2020, a realização do sonho: o Athletic estava na elite do futebol estadual.  Em meio a um calendário um tanto quanto atribulado devido à pandemia da Covid-19, em 2021, o Athletic buscou destaque fora das quatro linhas. Loco Abreu, ídolo do Botafogo e da seleção uruguaia, vestiu o tradicional manto preto e branco – mas, dessa vez, do Athletic, que virou destaque em vários programas esportivos com a contratação do veterano, que jogou apenas quatro vezes durante a campanha. No entanto, o objetivo final foi alcançado: permanência na primeira divisão do estadual.

No mesmo ano, uma surpresa: o time se tornou SAF, um dos primeiros clubes a atuar dessa forma, comprado em 49% pelos empresários Vinicius Diniz e Victor Felipe Oliveira. Já em 2022, no primeiro ano de investimentos na empresa, mais uma publicidade: o atacante Ricardo Oliveira. O pastor rendeu fora e dentro das quatro linhas. Roger Silva treinou o time, que se classificou para semifinal e levou o título do interior. No final de 2022, um ano de muitas conquistas: Vinicius Diniz, um dos donos da primeira SAF do futebol brasileiro, adquiriu 90% dos direitos com o Grupo Futbraz, tornando-se majoritário.

O bom futebol em 2022 deixou pela primeira vez o Athletic com calendário cheio para 2023. As boas campanhas renderam ao Esquadrão de Aço as classificações para o Brasileirão Série D e para a Copa do Brasil de 2023, as primeiras participações da história do clube são-joanense em competições de nível nacional.

Em 2023, Roger continuou com o time para o início da temporada. Boa temporada no Mineiro. A campanha no estadual terminou na semifinal, contra o Atlético. O Athletic não perdeu da principal força de Minas Gerais atualmente. Dois empates que beneficiaram o Galo, pelo regulamento. Ainda em 2023, com Sassá – ex-Cruzeiro em campo – o Athletic conquistou o título da Recopa Mineira, e foi bicampeão do interior.

Para o restante da temporada, na beira de campo um velho conhecido: Cícero Júnior – o Cicinho. O treinador é aclamado sempre pela torcida. Afinal, foi ele quem subiu com o Athletic do Módulo II para a Segunda Divisão em 2018, e da Segunda Divisão para a Primeira em 2020. Em 2023, o feito histórico do clube: na primeira vez na Série D, direto para a C.

Vale lembrar que o Athletic já tinha assegurado a sua vaga na Série D de 2024, através da boa campanha que obteve no estadual. Como vai direto para a Série C, o Ipatinga herdou a vaga do time são-joanense.

 

Estádio

Os torcedores do Athletic reclamaram, e muito, quando perceberam que não poderiam encher a casa – o Estádio Joaquim Portugal, nas quartas de final. O motivo? Regulamento da CBF. A entidade máxima do futebol exige que os estádios nas fases finais precisam ter capacidade mínima de 4.000 mil torcedores. O Joaquim Portugal tem capacidade para pouco mais de 2.000 torcedores. Com isso, caravanas foram formadas para acompanharem o Athletic no jogo do acesso no Mineirão, em Belo Horizonte.

No entanto, o Esquadrão de Aço pode contar com o mesmo problema do mando de campo na Série C. A CBF vem exigindo que os estádios da Série C tenham capacidade mínima para 4.000 torcedores.  

A Rádio Emboabas divulgou a intenção da prefeitura de São João del-Rei de construir um estádio municipal com capacidade para 12 mil torcedores. De acordo com a reportagem, “o projeto do novo estádio está em andamento”. É o que afirma Glaucia Cantelmo, engenheira responsável da prefeitura de São João del-Rei. “A empresa para a produção do projeto já foi contratada pela prefeitura. O projeto já está em andamento. Inclusive, já fizemos reuniões com a empresa – Grupo Projeta – aqui e lá em Belo Horizonte para estudos da construção. Já fizemos o cadastro da proposta, junto ao governo federal, como solicitado pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes”. O novo estádio, com proposta de orçamento inicial prevista em R$20 milhões, também deve ser construído no formato arena multiuso, ou seja, com infraestrutura capaz de sediar outros eventos, além do futebol. O terreno está localizado ao lado do Parque de Exposições de São João del-Rei. “Vamos ter áreas para que as pessoas possam utilizar lá, mesmo quando não houver jogos. A ideia é que o novo estádio também tenha área para shows e uma explanada para feiras, eventos, para que todos são-joanenses possam usufruir desse lugar bacana para ir com a família.” Destaca a reportagem.

Vale lembrar que, para o Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, o Athletic precisou de reformas no Joaquim Portugal a fim de receber jogos noturnos. A iluminação no estádio do Athletic foi resolvida.

A reportagem foi fechada no momento em que o Athletic iria disputar a semifinal da competição e correr atrás da cereja do bolo: o título da Série D. Temporada encerrada, sem nenhuma dúvida, da melhor forma possível. O clube de São João del-Rei começa a se preparar para 2024: disputa do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série C, para continuar a escrever história.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário