BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Museu do Ipiranga quase pronto para a reabertura


Especiais

José Venâncio de Resende0

fotoFachada do Museu do Ipiranga (foto - facebook Museu do Ipiranga)

Fechado desde 3 de agosto de 2013 para reformas estruturais, o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, será reaberto para visitação em 7 de setembro deste ano, data de comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. As obras de restauro, modernização e ampliação estão em fase de acabamento.

A interdição ocorreu na sequência de uma vistoria técnica que indicou “alguns desplacamentos de forros decorrentes de infiltrações de águas de chuvas”, disse na ocasião Sheila Walbe Ornstein, diretora do Museu. O museu necessitava de restauro de fachadas, forros, coberturas e claraboias, implementação de acessibilidade a pessoas com deficiência e modernização de toda a sua infraestrutura como instalações elétricas, segurança contra incêndio, instalações hidráulicas, coletores de águas pluviais  entre entre coisas, acrescentou.

Depois da fase de diagnóstico e elaboração de projetos, em 2017 foi escolhido em concurso público o projeto “Restauro e modernização do Museu Paulista da Universidade de São Paulo”, do escritório  H+F Arquitetos. O projeto foi aprovado por um júri especializado, abrangendo os três níveis da Federação (o Museu é patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal). Além do projeto, o escritório foi responsável por acompanhar a execução das obras, explicou o arquiteto Eduardo Ferroni.

 

Duas frentes

A frente de restauro do edifício-monumento abrangeu a instalação de infraestrutura elétrica, iluminação, rede de dados, proteção contra incêndio e segurança, fachada, recomposição de revestimentos externos, pisos, forros etc. Uma novidade é o acesso a áreas mais técnicas “muito interessantes” (espaços entre cobertura e forro, estruturas do telhado etc.) que não eram visitadas antes, contou Ferroni.

Já a construção do edifício-ampliação, no subsolo, permitirá duplicar a área total, para 16 mil m2. Vai abrigar o espaço de acolhimento do público (nova entrada, bilheteria, auditório para 200 pessoas, espaço do educativo, café, loja e sala de exposição temporária).

Trata-se de uma obra delicada e detalhada que, apenas na elaboração do projeto, envolveu cerca de 150 a 200 pessoas, entre especialistas e funcionários, explicou Ferroni. Já na etapa de execução, o número de trabalhadores variou entre 300 e 500, de acordo com a fase em que se encontrava a obra. 

Com mais de 80% do restauro já concluídos, as obras estão em fase de acabamento, ou seja, de execução de alguns pisos, término da parte nova inserida no edifício antigo, luminárias, algumas paredes de fechamento (divisórias internas), revestimentos etc. O custo da reforma é estimado em R$ 211 milhões.

 

O Museu

Construído entre 1885 e 1890 e inaugurado oficialmente em 1895, o Museu do Ipiranga possui um acervo com cerca de 150 mil itens, abrangendo coleções de objetos, mobiliários e obras de arte com relevância histórica, sobretudo as que possuem relação com o período que abrange a Independência do Brasil. É o mais antigo museu público de São Paulo.

Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro “Independência ou Morte”, do artista Pedro Américo, de 1888. Com a reabertura, o Museu do Ipiranga deve retomar atividades, como exposições, programas educativos, cursos e pesquisas científicas. A ampliação de coleções se faz por meio de doações ou aquisições e parte importante das atividades desenvolvidas no museu envolve a conservação física, estudo e documentação do acervo.

LINKS RELACIONADOS

https://jornal.usp.br/institucional/reitor-visita-as-obras-do-edificio-monumento-do-museu-do-ipiranga/?fbclid=IwAR2hSYId4dSGhRzVtSU76Av7ywHQMVuhGvH8yV6Xk2ccDYyzL9zAbQIm4vo

https://www.facebook.com/museudoipiranga/photos/a.301838023171453/5454224771266060

MAIS BICENTENÁRIO

Autoridades portuguesas confirmam presença nas comemorações - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/bicentenario-da-independencia-autoridades-portuguesas-confirmam-presenca-nas-comemoracoes/3596 

Bisneto de João de Resende Costa deu nome a bairro de Campinas (SP) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/bicentenario-da-independencia-bisneto-de-joao-de-resende-costa-deu-nome-a-bairro-de-campinas-sp/3551

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário