Bombeiros realizam atendimentos via telefone e salvam vidas


Cidades

Vanuza Resende0

Bombeiros de SJDR realizam atendimento via vídeo-chamada (foto Bombeiros de São João del-Rei)

Na noite de 06 de dezembro, uma moradora da cidade de Ritápolis (MG) entrou em contato com o 193 – telefone de emergências do Corpo de Bombeiros. De acordo com a solicitante, seu bebê, um menino de apenas 25 dias, aparentava não estar respirando após ter sido amamentado. Disse ainda que o menino já não conseguia sequer chorar e estava ficando com a boca arroxeada.

Imediatamente, o Cabo Morais, militar que atendeu a ligação, encaminhou a Unidade de Resgate até o local e passou a orientar a mulher sobre as manobras de desobstrução. “É importante manter a calma neste tipo de situação e é nosso papel tentar tranquilizar quem está do outro lado da linha. O ideal é que alguém fique com o telefone recebendo as orientações e as repasse para uma outra pessoa, que executará as manobras. Felizmente, conseguimos ter sucesso nesta ocasião”, explicou.

Ainda segundo os Bombeiros, após alguns instantes, o bebê já chorava. “Quando ouvi o choro da criança, a sensação foi de emoção e alívio. Nestes casos, o choro audível é um ótimo sinal, pois indica que já há passagem de ar”, concluiu. Quando os Bombeiros chegaram, o menino já estava respirando normalmente. De acordo com o Sargento Márcio, chefe da equipe de resgate, “graças à atuação bem-sucedida do nosso militar, nos deparamos com o bebê bem tranquilo, no colo da mãe. Aproveitamos a ocasião para explicar aos familiares sobre o procedimento a ser adotado nestes casos”.

Mãe e filho foram encaminhados para a Santa Casa para avaliação médica.

 

Uma senhora de 78 anos, em São João del-Rei, que se engasgou com um pedaço de carne, foi salva via vídeo-chamada por um bombeiro

Familiares acionaram o telefone de emergências do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, no último dia 30 de novembro, e informaram que uma senhora estava engasgada. A via respiratória teria sido obstruída por um pedaço de carne. De imediato, o Cabo Sena, militar que atendeu a ligação, acionou a equipe de resgate e a encaminhou para o local.

Enquanto a viatura se deslocava, o bombeiro explicou para os solicitantes o procedimento a ser adotado para auxiliar na desobstrução. Alegou que “neste tipo de situação, temos que orientar via telefone, pois como a vítima não está respirando, cada segundo é fundamental. Por isso, expliquei sobre como fazer a manobra de Heimlich, que é o modo mais eficaz de conseguir a desobstrução”.

Após as primeiras orientações, percebeu que os parentes não estavam conseguindo entender bem o procedimento. Então, teve a ideia de fazer uma vídeo-chamada. “Como todos estavam muito nervosos, notei que as orientações por telefone não estavam surtindo efeito. Por isso, tive a ideia de anotar o telefone de uma das pessoas que estavam próximas e utilizar um aplicativo de mensagens para realizar uma chamada de vídeo. Assim, pude observar o que estava sendo feito de errado e também pude corrigir, tornando a ação mais eficiente”.

Após alguns instantes, viu que a vítima já conseguia respirar, ainda que com certa dificuldade. A Unidade de Resgate foi até o local e a encaminhou para atendimento médico.

Sena concluiu que “é parte importante do nosso trabalho saber identificar uma situação de risco e conseguir atuar nestes casos. Fico feliz em pensar que ajudei a salvar uma vida”.

 

Informações: Corpo de Bombeiros de São João del-Rei.

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