Comunidades rurais também celebraram a Semana Santa


Religião

André Eustáquio0

fotoCelebração do Domingo de Ramos na comunidade de Jacarandira, com as presenças de padre Marcos Alexandre e do irmão camiliano Matheus Guedes (foto Pascom)

A Semana Santa de Resende Costa é também realizada em algumas comunidades rurais do município, com maior destaque para o distrito de Jacarandira e o povoado do Cajuru, nos quais há maior número de celebrações. Em Jacarandira, realiza-se todo o ritual da Semana Santa, com a presença da Lira São Sebastião abrilhantando as procissões pelas ruas do distrito.

Neste ano, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França ampliou o número de comunidades rurais que também puderam contar com solenidades da Semana Santa, como Curralinho dos Paulas, Maias, Andrade, Ribeirão, Fazenda de Cima e Tabuado. De acordo com padre Marcos Pereira, o objetivo foi “descentralizar, fazendo com que o povo participe como irmãos que somos”.

 

Comunidade Santo Antônio – Cajuru

O seminarista camiliano Vitor Dias Olivo coordenou as celebrações da Semana Santa no povoado do Cajuru, que tem como padroeiro Santo Antônio. Vivenciar a Semana Santa na comunidade foi para ele “uma experiência rica, edificante e com muitas novidades”. Vitor relatou alguns momentos que marcaram a Semana Santa na comunidade. “Nós tivemos durante a semana diversas procissões, diversas celebrações, variadas dinâmicas e visitas. Em cada uma delas o rosto de Deus foi manifestado de alguma forma e eu pude conhecer de fato que o rosto de Deus é a misericórdia.”

 

Comunidade de São Sebastião – Jacarandira

No distrito de Jacarandira, a Semana Santa acontece há várias décadas e já se tornou um evento religioso tradicional. Os fiéis acompanham em procissão as belas imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, esculpidas pelo saudoso artista resende-costense Valcides Arvelos. Na comunidade é também tradição a encenação da paixão de Jesus em frente à igreja de São Sebastião, padroeiro do distrito.

Neste ano, a Semana Santa de Jacarandira contou com a presença e a coordenação do irmão camiliano Matheus de Freitas Guedes. Entre as experiências vividas junto à comunidade, o religioso destaca o aprendizado que obteve através de momentos de oração e espiritualidade. “Aprendi a rezar melhor, aprendi a cultivar uma experiência maior dessa mensagem que nos traz a Semana Santa, que não é só uma mensagem das dores de Jesus, mas também uma mensagem de amor e doação”.

 

Somos todos irmãos e irmãs

A Semana Santa nas comunidades rurais de Resende Costa foi destacada pelo pároco como um dos pontos fortes das celebrações da paixão, morte e ressurreição de Jesus neste ano de 2024 na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França. “Foram muitas comunidades rurais que tiveram a Semana Santa. Não vou mencionar aqui porque eu vou me esquecer, mas foram muitas. Para mim, esse é o ponto-chave, ou seja, as comunidades se reunirem como irmãs para celebrarem a Páscoa. Aliás, esse é o propósito da Campanha da Fraternidade 2024, fazer-nos recordar de que todos somos irmãos e irmãs”, conclui padre Marcos Alexandre Pereira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário