Encontro de Cordas Flausino Valle reunirá músicos de todo o Brasil na UFSJ


Educação

José Venâncio de Resende0

Atividades do programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas da UFSJ (foto fornecida pela entrevistada)

São João del-Rei receberá, no período de 12 a 15 de novembro, o VI Encontro de Cordas Flausino Valle (VI ECFV), como parte da Semana Acadêmica do Curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Trata-se de um evento anual que presta homenagem ao violinista Flausino Valle (1894-1954), natural de Barbacena (MG), que foi professor do Conservatório Mineiro de Música (em Belo Horizonte-MG) e cuja trajetória como violinista e compositor foi reconhecida internacionalmente.

O Encontro será realizado no centro da cidade: Campus Santo Antônio, CEREM e Centro Cultural UFSJ. Também haverá, na segunda-feira (14), um recital no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes; e, na terça-feira (15), o concerto de encerramento com as Orquestras do ECFV será na Igreja de São Gonçalo Garcia, em São João del-Rei. Serão mais de 20 professores convidados de vários estados do país (Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná entre outros), além da “equipe de peso” da UFMG e da UEMG, cujas escolas de música têm sempre sido parceiras do Curso de Música da UFSJ, conta a professora de violino Sofia Leandro. E “é uma equipe que mostra como é possível a descentralização”.

Este é um evento itinerante, que já passou pelas universidades federais do Acre, do Ceará e de Pelotas. É a primeira vez que vem a Minas Gerais; por isso a organização espera uma forte participação de estudantes de instrumentos de cordas friccionadas da região, caracterizada pelas tradições musicais religiosas e pelo ensino formal do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier. Além dos estudantes da região, espera-se a afluência de alunos de todo o país devido às características do evento, ou seja: atende alunos de todos os níveis de aprendizado (iniciantes a avançados) e de todas as idades (crianças a adultos).

Além de poder usufruir de masterclasses específicas para cada instrumento e da oficina de regência, os alunos participantes terão a oportunidade de integrar as Orquestras do Encontro, bem como de participar em oficinas e palestras voltadas para o ensino coletivo de instrumentos musicais. Além de ministrar essas atividades, os professores convidados oferecem recitais todos os dias em horário diurno e noturno, abertos à comunidade em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Esta edição é fruto de parceria entre o Departamento de Música da UFSJ, o programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas (DMUSI/UFSJ) e a comissão organizadora composta pelos professores Liu Man Ying (UFC), Dora Utermohl de Queiroz (UFC/Universidade de Aveiro), Leonardo Feichas (UFAC), Sofia Leandro (UFSJ) e Carlos Aleixo (UFMG).   

Sofia Leandro, que é professora de violino do Curso de Música da UFSJ e vice-coordenadora do programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas, fala sobre a importância do Encontro para a universidade, para os alunos e para a cidade.

Como surgiu a ideia de realizar o encontro na UFSJ?

Em 2020, fui convidada pela Liu Man Ying, uma das professoras que está na comissão organizadora do Encontro desde o princípio, a participar na sua IV edição, que se realizou online devido à pandemia. No final dessa edição, Liu, Leonardo e Dora me procuraram para saber se a UFSJ poderia receber o evento em São João del-Rei no ano seguinte. Isso fazia muito sentido porque, apesar de Flausino Valle ser de Barbacena, o Encontro nunca tinha sido realizado no estado de Minas Gerais. Havia também uma intenção de convidar a família do violinista para se deslocar a São João del-Rei e receber uma pequena homenagem, mas o único filho vivo já estava bem velhinho e debilitado, por isso penso que, após a pandemia, isso se tornou impossível. A quinta edição acabou tendo que ser novamente em formato remoto, pois em 2021 ainda não estavam reunidas as condições para um evento presencial, pelo que adiamos até este ano de 2022, no qual finalmente poderemos realizar o Encontro em Minas!

Como está a inscrição para a apresentação de trabalhos?

Por contingências orçamentárias, que afetam todas as universidades federais, e pela sobrecarga de todos os professores envolvidos na organização do evento, não lançamos o Colóquio para apresentação de trabalhos científicos em 2022. Porém, os professores convidados trazem palestras muito pertinentes, relacionadas com aspectos particulares da aprendizagem de instrumentos de cordas friccionadas, mas também sobre temas mais abrangentes, como o ensino coletivo de instrumentos musicais. Além de poderem assistir às palestras, os alunos participantes terão a oportunidade de integrar as orquestras do Encontro, que serão organizadas dos níveis iniciante a avançado, ter aulas com professores do seu instrumento nas masterclasses, e ainda assistir a recitais de alunos, professores e convidados especiais, como é o caso do Quarteto del Rey e do Pequenos Grandes Violinistas. As inscrições estão indo bem. É um evento completamente gratuito e tem essa característica especial de acolher participantes de qualquer nível de domínio do instrumento, desde aquele que está começando a aprender violino, viola, violoncelo ou contrabaixo, até ao aluno que já está no ensino superior ou até mesmo já se formou. Ainda esperamos receber muitas inscrições até ao dia 7 de novembro, especialmente de estudantes de música do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier e dos projetos sociais da região.

Qual é a sua expectativa em relação ao encontro?

Desde que cheguei à cidade em 2017, nunca vi um evento voltado para o ensino de instrumentos desta envergadura. Estamos trazendo mais de 20 professores de várias cidades do país e é uma equipe que mostra como é possível a descentralização: temos convidados vindo do Acre, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Mato Grosso, do Paraná... E, claro, temos uma equipe de peso vindo da UFMG e da UEMG, cujas escolas de música têm sempre sido parceiras do Curso de Música da UFSJ. Este Encontro de Cordas Flausino Valle está inserido na Semana Acadêmica do Curso de Música e decorre em simultâneo com o Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. É muita coisa para organizar quando não temos dinheiro, nem estrutura adequada. É na raça, fazendo tudo o que é possível. Fazemos isso porque o ECFV significa uma oportunidade única para muita gente de ter aulas com professores muitíssimo experientes, de escutar recitais de altíssimo nível e de compartilhar a experiência de tocar em conjunto com pessoas de outros lugares e com outras vivências. O que eu espero é que os convidados e os participantes saiam daqui com a sensação de que aprenderam mais sobre si mesmos. Por que é que eu toco um instrumento? Por que continuo fazendo música? Por que continuo aprendendo/ensinando?

Qual é a importância deste evento para o Departamento de Música da UFSJ?

Sempre que convidamos alguém para vir ensinar alguma coisa aos alunos do Curso de Música e dos nossos projetos de extensão, fazemo-lo porque quem vem de fora traz sempre uma nova perspectiva. O que queremos é enriquecer o conhecimento de todos, alunos e professores. Como disse antes, fazemos um grande esforço pessoal para realizar eventos, e isso é porque realmente acreditamos que o progresso se dá na partilha.

Qual é a importância desta realização para São João del-Rei?

Como disse antes, nunca vi nada parecido. E é até curioso, porque São João del-Rei tem duas orquestras bicentenárias! De alguma forma, o público dessas orquestras não costuma ter uma visão profissionalizante, mas eu gostaria que viessem participar no Encontro, porque ele realmente está pensado para acolher TODOS os que se interessam por música e têm alguma prática com violino, viola de orquestra, violoncelo ou contrabaixo. A cidade merecia ter uma orquestra para eventos culturais fora da igreja. Tenho visto crescer muitos talentos que não têm onde tocar. Daqui a uns anos, gostaria que as crianças do Pequenos Grandes Violinistas tivessem a chance de fazer concertos no Teatro Municipal ou em outros espaços culturais, de integrar orquestras profissionais ou semiprofissionais. Quem sabe não estamos dando aqui um primeiro passo...

SERVIÇO:

A programação completa do evento e informações sobre os professores convidados podem ser encontradas no canal de Instagram @encontroflausinovalle. 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 7 de novembro neste formulário eletrônico 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário