Expansão empresarial no município de Coronel Xavier Chaves


Economia

José Venâncio de Resende0

Reunião de assinatura dos protocolos (Foto: Prefeitura Municipal).

Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes em Minas Gerais, prossegue na trajetória de estimular o setor empresarial em seu território. Foi assim que, em 11 de agosto, a administração municipal e três empresas assinaram termo de cessão de espaço, no Bairro Vila Mendes, para a implantação ou expansão de seus empreendimentos no município. São elas as empresas Riquezas da Terra, J. Silva Sousa Serraria e Beneficiadora Super Troféo Ltda. 

As empresas, selecionadas de acordo com os requisitos do Edital do Processo Licitatório 18/2023, apresentaram propostas que prometem contribuir para a economia local. Nas próximas fases deste processo, serão apresentados os projetos detalhados das plantas de produção. Esses empreendimentos podem gerar até 65 empregos diretos no município, sem falar dos empregos indiretos. 

A construção logo será iniciada, seguida do início da operação. Segundo Prefeitura, essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável e responsável, enquanto impulsiona a geração de empregos e renda para os moradores de Coronel Xavier Chaves (fonte: Prefeitura Municipal). 

“Aço verde” 

Recentemente, o governador de Minas Romeu Zema assinou, nos Estados Unidos, o protocolo de intenções com a empresa norte-americana Boston Metal, que vai investir cerca de R$ 570 milhões na construção de uma unidade produtora de aço verde em Coronel Xavier Chaves. Na planta industrial brasileira, será utilizada uma tecnologia inovadora para aproveitar os rejeitos de minério na extração de metais e ligas em geral. Para isso, a empresa utilizará um processo chamado eletrólise de óxido fundido (MOE), que utiliza eletricidade, dispensando o emprego de carvão ou combustíveis fósseis.

De acordo com o CEO e chairman da Boston Metal, Tadeu Carneiro, Minas será o primeiro local no mundo a receber essa unidade produtiva, que deverá criar cerca de mil empregos diretos e indiretos até 2026. A produção deve ser iniciada em 2024, em pequena escala, aumentando o volume produzido com o passar dos anos. A expectativa é de que a planta comece a operar em escala comercial até 2026, disponibilizando aos produtores de aço um produto que ofereça zero emissão líquida de gases de efeito estufa, podendo atender à demanda mundial por aço ecológico. 

LINK RELACIONADO: 

Governo de Minas oficializa instalação de unidade da Boston Metal em Cel. Xavier Chaves

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário