Felicidades a Resende Costa em seus 111 anos de emancipação política


Editorial

0

No próximo dia 2 de junho, Resende Costa completará 111 anos de emancipação política. O JL divulga nesta edição a programação dos eventos cívicos e culturais que celebrarão a data histórica. Emancipado de Tiradentes em 2 de junho de 1912, o município de Resende Costa vem se desenvolvendo especialmente no comércio, na agropecuária e, mais recentemente, no setor do turismo de compras.

O artesanato têxtil é, sem dúvidas, o carro-chefe que puxa a economia local, gerando renda e empregos, além de impulsionar outros setores do comércio e de serviços. Não à toa, o governo do Estado conferiu à cidade o título de “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”, reconhecendo a importância do artesanato e o que ele representa para a economia e para a cultura resende-costense.

Nos últimos dois anos, no pós-pandemia, importantes ações para o turismo e o artesanato começaram a ser desenvolvidas, entre elas a implantação do Selo de Procedência do Artesanato Têxtil, o estudo técnico da oferta turística na cidade e o projeto da Indicação Geográfica (IG) do artesanato têxtil. Todos eles já foram temas de reportagens especiais do JL.

Importante ressaltar que se trata de projetos que são frutos de valiosas parcerias entre o poder público e instituições da sociedade civil organizada. Destaca-se a força da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae, o Sicoob Credivertentes e a Asseturc (Associação das Empresas, do Turismo e do Artesanato de Resende Costa), visando ao desenvolvimento de ações em prol do turismo e da cultura no município. A parceria entre essas instituições revela a convicção de ambas no enorme potencial que Resende Costa tem para se tornar referência em turismo – cultural, de compras, esportivo, rural - na região do Campo das Vertentes.

Destacamos até aqui os setores do turismo e da economia, que vêm alçando Resende Costa enquanto referência de desenvolvimento na região. No entanto, o município possui ainda muitas conquistas a serem comemoradas nestes 111 anos de história. Na agropecuária, vemos um setor prosperando, sobretudo na produção de leite e de alimentos. Na educação, o município é referência. Nossas escolas são modelo de qualidade no ensino, preparando jovens para as universidades e cursos técnicos. Há que se destacar as importantes conquistas na saúde, principalmente o investimento do poder público na manutenção da parceria com o Hospital Nossa Senhora do Rosário. Parceria esta responsável por ajudar decisivamente a conceituada instituição de saúde da nossa cidade, administrada pelas Irmãs Filhas de São Camilo, a manter a excelência no funcionamento e o atendimento aos enfermos de Resende Costa e de cidades da região.

Aliás, sempre que contamos e celebramos a história do nosso município emancipado, é necessário abrir um capítulo especial para exaltar as obras que as Irmãs Filhas de São Camilo (camilianas) realizam em Resende Costa há 69 anos. São quase 70 anos de trabalho missionário dedicado aos enfermos e à saúde em nosso município.

Obrigado, irmãs camilianas, pela dedicação e amor à nobre causa da saúde em nossa cidade!

Se falamos em conquistas, não podemos deixar de apontar desafios que o município ainda enfrenta para oferecer qualidade de vida aos seus cidadãos. Em todos os setores, desde a infraestrutura até a saúde, educação, cultura, esporte e economia, é necessário fazermos uma autocrítica a fim de nos conscientizarmos de que muitas obras ainda precisam ser feitas. Nossa cidade carece, por exemplo, de maiores investimentos em infraestrutura, como saneamento básico, um os gargalos que o poder público vem tentando combater ao cobrar da Copasa a continuidade das obras de implantação da rede de esgoto.

Enfim, assim como nós, quando celebramos nossos aniversários, nossa cidade merece receber os votos de vida longa, de felicidade e prosperidade. Se pudermos contar com uma cidade bonita, organizada, acolhedora e próspera, consequentemente seremos pessoas com qualidade de vida, felizes e acolhedoras. Afinal, somos, sim, produtos do meio em que vivemos.

Seja feliz, Resende Costa, nestes 111 anos de existência! E nós, resende-costenses, continuemos sempre otimistas no trabalho e na construção de uma cidade cada vez mais próspera, feliz e acolhedora.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário