Festa do Café com Biscoito movimentou São Tiago no feriadão


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoMuita gente e muitas barracas na tradicional Festa do Café com Biscoito em São Tiago (foto Prefeitura Municipal).

Integrante do Circuito Trilha dos Inconfidentes e destino final do roteiro turístico Caminhos de São Tiago, a famosa terra do café com biscoito esteve movimentada no feriadão de 7 a 10 de setembro. Tradição, hospitalidade e os sabores para todos os gostos marcaram a XXIII Festa do Café-com-Biscoito, de São Tiago, resultado da parceria que reuniu Prefeitura Municipal, Assabiscoito, Associação Comercial e Industrial (ACIST), Emater, Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago (FOCEST) e o Sicoob Credivertentes.

Uma semana antes da festa, as fábricas de biscoitos, artesanais e semiartesanais, aceleravam a sua produção para atenderem uma demanda estimada em 8 toneladas, entre degustações e vendas. Dessa forma, a produção, de cerca de 50 toneladas por mês, aumentou temporariamente para próximo das 60 toneladas, segundo Ivan Palumbo de Castro, presidente da Associação São-Tiaguense dos Produtores de Biscoito (ASSABISCOITO). São mais de 150 variedades, sem falar das novidades que surgem especialmente para a festa, como os biscoitos de cachaça e de abóbora.

A Festa do Café com Biscoito é um dos motores da produção local – outros são as vendas para outras cidades e outros estados e as visitas dos turistas ao longo do ano. Na cidade de São Tiago, estão instaladas cerca de 80 empresas (19 delas filiadas à Assabiscoito) que garantem o emprego direto a cerca de 1.500 pessoas, de acordo com a secretária da Associação, Dijarrara de Oliveira Vivas.

A Assabiscoito é a responsável pelo Forno da Praça, que é gerenciado por uma comissão de quatro pessoas, da qual Dijarrara faz parte. O Forno da Praça funciona de segunda a segunda, das 8h às 18h. Entretanto, o auge são os finais de semana, quando recebe em torno de 30 a 50 pessoas. Os biscoitos mais procurados são os recheados com doce de abacaxi e de goiabada, a rosquinha de nata, o quebra-quebra e os de polvilho, conta Dijarrara.

Mas tudo isso ganha dimensões muito maiores nos dias da festa. Para além do aumento na frequência das pessoas ao Forno da Praça, foram instaladas 15 barracas de produtores de biscoitos (filiados à Assabiscoito); 12 barracas de pequenas agroindústrias (produtos apícolas, queijos, doces etc.) e seis barracas de artesanatos (trabalhos manuais, como o crochê).

Este é um ano especial, o segundo depois da pandemia, e, portanto, o ano em que o movimento de visitantes durante a festa pode ter recuperado o número mágico de 2019, de cerca de 100 mil pessoas. Pela estimativa da Assabiscoito, em 2022 o público girou em torno de 80 mil pessoas. E em 2023, para além da volta à normalidade, contribuiu para o afluxo de público o feriadão do 7 de setembro, observa Ivan Palumbo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário