MF Charcutaria vence o 2º Comida de Buteco de Resende Costa

Evento reuniu nove estabelecimentos na disputa pelo título


Vanuza Resende


O casal Marco Faro e Vanderlucia Mendes, do MF Charcutaria, com os organizadores do evento e membros do poder público que apoiou o festival (foto Cássio Almeida)

Um Blend de carne de porco e boi recheada com 3 tipos de queijo, com o acompanhamento da geleia de casa. Foi esse o prato vencedor da segunda edição do Comida de Buteco de Resende Costa. O estabelecimento MF Charcutaria, que já havia conquistado o terceiro lugar no concurso em 2022, foi o grande vencedor da edição 2023.

O resultado foi divulgado no sábado, dia 02 de setembro, com a presença de grande público na Rua Gonçalves Pinto, a tradicional Avenida. Um dos proprietários do estabelecimento, Marco Faro, fala sobre o trabalho que ele e sua esposa e sócia, Vanderlucia Mendes, vêm desenvolvendo em Resende Costa. “Nós temos uma loja na cidade, de empório e gastronomia, que comercializa os produtos da MF Charcutaria. Em relação à Comida de Buteco, é o segundo ano que a gente participa. No ano passado, nós ficamos em terceiro, esse ano em primeiro. E, volto a dizer, é muito, muito trabalho mesmo, muita dedicação. A Vanderlucia é especialista em fazer a geleia, em fazer os sabores. Eu sou especialista na parte da carne. Criamos então um prato equilibrado, um prato no qual colocamos carne suína, carne bovina, recheadas com queijo. Realmente ficou uma coisa harmoniosa”, destaca.

Para Vanderlúcia Mendes, o segredo para ganhar o concurso foi a dedicação. “Uma coisa que eu acho que é marcante no nosso produto é que nós fabricamos. Gostamos de cozinhar, fazemos com prazer. Foi isso que nos fez subir esses dois patamares. Outro detalhe é que as pessoas pediram muito para que não houvesse fritura. Então fizemos um prato assado. Atendendo à exigência, que era o queijo, colocamos três tipos de queijo diferentes. A harmonização desses queijos valorizou o prato. Ficou mesmo muito bom”, destaca a campeã.

O 2º Lugar ficou com o recém-inaugurado Sankofa Bistrô, que serviu o UAIrancini – Bolinho de risoto com parmesão, recheado com queijo muçarela e empanado no fubá. Acompanha: molho artesanal de tomates. Já o 3º Lugar ficou com o Restaurante Canto do Mato, que apostou em um Croquete de carne suína e bolinho de linguiça com muçarela. Acompanham: molho da casa e geleia de pimenta.

Os critérios de julgamento para os nove participantes foram: sabor do prato, atendimento e cordialidade, higiene e temperatura da bebida.

Os três premiados receberam utensílios de cozinha.

 

Movimento triplicado

Os proprietários da MF Charcutaria destacaram que o fluxo de clientes aumentou três vezes nos dias em que estava sendo realizado o Comida de Buteco. “Aumentou três vezes mais. Com isso, as pessoas estão nos pedindo para abrirmos o nosso estabelecimento também à noite. E, óbvio, o prato vencedor do Comida de Buteco vai continuar no cardápio. Eu quero agradecer à equipe que organizou. Achei muito bom esse ano, muito organizado.”, destaca Vanderlucia.

Marco Faro também falou sobre a competição. “Quando entra numa competição, entramos para ganhar, claro. No entanto, o importante é todo o conjunto: os organizadores, os participantes e, principalmente, o público. As pessoas e as famílias fizeram um tour pelos estabelecimentos participantes. Isso foi muito bacana”.

 

Para 2024

Organizado por Maura Resende e Francisco Neto, o evento foi promovido pela Asseturc (Associação das Empresas, do Turismo e do Artesanato de Resende Costa), com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico. Durante a premiação, os organizadores destacaram a vontade de tornar o evento regional. “Nós tivemos ajuda da prefeitura tanto no ano passado quanto nesse ano. Mas, para realizar o nosso sonho, precisamos de mais investimentos. Se transformarmos o evento em algo regional, serão necessários três dias de evento no Parque de Exposições. Faremos um grande evento: sexta, sábado e domingo, com vários shows. A nossa intenção é levar vários comércios da região para lá, para apresentar a nossa gastronomia”, planeja Maura.

O prefeito em exercício, Lucas Paulo, fala sobre o apoio da prefeitura em uma iniciativa popular. “Eu fico satisfeito, porque toda iniciativa popular tem chance muito maior de dar certo e, com o apoio da prefeitura, a chance de dar certo é maior ainda. Sabemos que deu certo pelo depoimento dos estabelecimentos e pelo próprio público presente na Avenida nesse sábado. O resultado foi produtivo e construtivo. A gastronomia é de extrema importância para o turismo. Temos em Resende Costa um turismo de consumo, com o nosso artesanato. Por sua vez, se desenvolvermos uma gastronomia forte na cidade, tudo isso vai alavancar ainda mais. No ano que vem, o evento no Parque de Exposições...  O parque já tem uma boa estrutura e vamos continuar ajudando com um investimento financeiro, pois quem ganha com eventos como esse é a cidade”.

Maura e Neto também apontaram um detalhe que precisa ser melhorado nos próximos anos: a mão de obra qualificada. “Outro ponto muito importante é o investimento em mão de obra. Nesse sábado, seis estabelecimentos participantes subiram para a Avenida, mas a maior reclamação daqueles que não vieram é a mão de obra. Inclusive, eu reclamo também. Mão de obra é fundamental. E, a mão de obra, a prestação de serviço hoje, não só em Resende Costa, mas em toda a região, são muito complicadas”, frisou Maura.

 

Avenida cheia e aprovação dos presentes

Neto destaca que o sonho se tornou realidade e que a cidade abraçou a ideia. “Hoje eu estou muito feliz. Desde o primeiro evento, no ano passado, já tinha uma multidão de gente aqui na Avenida. E nesse sábado, muita gente mesmo, muita gente de fora também”.

Beatriz Santos, a Bia, professora aposentada de matemática, era uma das que estavam prestigiando o evento e comentou sobre o encerramento do Comida de Buteco. “Estou adorando. Isso já deveria ter sido feito há muito tempo. Começou ano passado e venham muitos mais. A banda Corcel 84 é mil. Não é dez não; é mil!”, elogia Bia.

Maria Auxiliadora foi uma das inúmeras pessoas da cidade que visitaram os estabelecimentos e votaram no prato preferido. “Eu estive nos locais que estavam servindo os pratos e achei todos que experimentei muito bons. Inclusive, o meu favorito está entre os três premiados. O festival é um bom estímulo para divulgar a cidade. Estímulo também para nós mesmo. É um evento à parte e que está aprovado”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário