MG: Nova lei simplifica financiamento de projetos de conservação e qualidade da água


Especiais

Da redação0

Rio das Mortes, perto da Fazenda Pombal (foto cedida por Adriano Valério).

Ficou mais fácil financiar projetos que garantam conservação e qualidade da água em Minas Gerais. A simplificação no financiamento desse tipo de projetos tornou-se possível graças à aprovação, no dia 19 de dezembro, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) do Projeto de Lei 2.885/21, oriundo do Executivo estadual. De autoria do governador Romeu Zema, a medida altera as regras do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). Comitês de bacia, prefeituras, ONGs e empresas privadas podem apresentar projetos e concorrer ao recurso do Fhidro.

A proposta de alteração foi elaborada, em conjunto, pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA) e por representantes dos comitês de bacias mineiros, o que garantiu uma ampla discussão com todo o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. O texto amplia, ainda, a participação de representantes da sociedade no grupo coordenador do fundo.

Um dos destaques do texto é a fixação de percentuais para determinados programas e ações como, por exemplo, a previsão de 10% para o programa de apoio aos comitês de bacia. Além disso, o PL prevê mudança na composição do grupo coordenador, ampliando a participação de representantes da sociedade e, ainda, permitindo que a comissão defina, por deliberação de 3/5 dos membros, critérios distintos de financiamento em projetos de interesse socioambiental.

A nova lei também faz mudanças na Política Estadual de Recursos Hídricos, com alterações na forma de aplicação dos recursos arrecadados pela utilização de recursos hídricos. O texto ainda substitui o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) como órgão responsável pela classificação da qualidade das águas, por bacia hidrográfica.

Saiba mais em www.igam.mg.gov.br

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário