Multinacional "Boston Metal" vai produzir “aço verde” em Coronel Xavier Chaves


Economia

José Venâncio de Resende0

Processo de produção da Boston Metal (foto: Les Echos Planete).

A Boston Metal, especializada em produzir “aço verde”, vai implantar a sua primeira unidade brasileira na zona rural de Coronel Xavier Chaves (MG), na microrregião das Vertentes com sede em São João del-Rei. A informação foi comunicada oficialmente pela Prefeitura Municipal e reproduzida no seu Instagram. 

A Boston Metal é uma empresa que surgiu em Massachusetts, em 2013, através da união entre pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), engenheiros e metalúrgicos com o objetivo de revolucionar a forma como é obtido o aço.

A Boston Metal desenvolveu uma tecnologia capaz de empregar eletricidade renovável para converter o minério de ferro em aço líquido, eliminando a necessidade de carvão na produção. A sua tecnologia denominada Molten Oxide Electrolysis (MOE) oferece, assim, a solução para fazer o “aço verde”.

Assim, este processo ambientalmente sustentável e com o apoio dos maiores fundos de capital de risco de tecnologia limpa, empresas de mineração e consumidores comprometidos com a descarbonização da indústria pesada almeja eliminar aproximadamente 10% das emissões de carbono em nível global.

O desenvolvimento do projeto da Boston Metal Brasil no município será iniciado em dezembro de 2022 e, a partir do ano seguinte, começará a produção de ferroligas e metais especiais de maior valor agregado para abastecimento em escala mundial.

Com isso, serão gerados inicialmente 30 empregos, número que deverá ser expandido para 200 entre 3 a 4 anos, período ao longo do qual serão investidos 500 milhões de reais na unidade. A Boston Metal Brasil é presidida pelo são-joanense Itamar Resende, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e grau de mestre em eletrometalurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário