Natal Tecendo Luz 2023: a magia do Natal representada pelas cores do artesanato de Resende Costa


Cidades

André Eustáquio0

fotoPresépio montado na Praça Dr. Costa Pinto, centro de RC (fotos André Eustáquio)

No ano que se comemora os 800 anos de criação do presépio, por São Francisco de Assis, a cena que retrata o nascimento do Menino Jesus é destaque na terceira edição do projeto municipal “Natal Tecendo Luz”, em Resende Costa. O presépio, montado neste ano na Praça Dr. Costa Pinto, centro da cidade, é uma concepção do artesão e marceneiro resende-costense Aloísio Vagner Vieira, o Zinho do Tenta.

A decoradora Érica Venâncio, responsável pela concepção do segmento decorativo do Natal Tecendo Luz 2023, falou sobre o tema que inspirou a montagem da decoração neste ano dos espaços públicos da cidade. “Nossa concepção em relação ao período natalino é de harmonização entre a data especial e a mostra do que nos proporciona comentários de uma cidade linda e colorida pelos turistas: O artesanato têxtil de Resende Costa”. Emerson Gonzaga e o eletricista Betinho trabalharam na idealização, planejamento e execução do segmento de iluminação do projeto que encantou a todos quando as luzes se acenderam oficialmente no dia 11 de dezembro.

Sobre a representação do presépio e a decoração na Praça Dr. Costa Pinto, Érica detalhou como foi a escolha das cores e dos adereços. “O tema escolhido do ano não poderia abordar outra cor: dourado, refletido na árvore da Praça Doutor Costa Pinto, nossa famosa Praça da Banca. Representada através de luz e brilho, as estrelas junto ao presépio apresentam uma decoração rústica e natural, composta por serragens realçando a simplicidade do local do nascimento de Jesus. Estrelas em madeira decorada valorizando a Estrela de Belém que guiou os Reis Magos e a leveza dos arranjos florais de trigo, que simbolizam a fertilidade e o nascimento do Menino Jesus.”

Além da Praça Dr. Costa Pinto, outros espaços públicos receberam iluminação e decoração natalina, como o Mirante das Lajes, a Praça Rosa Soares Penido, o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e a Avenida Ministro Gabriel Passos. Érica falou ao JL sobre detalhes da decoração nos ambientes escolhidos. “Na Praça Rosa Penido (praça da E. E. Assis Resende), as árvores iluminadas natalinas e coloridas tecidas em linhas representam o tema escolhido, “Tecendo Luz”, homenageando os artistas do artesanato local. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde está localizada a entrada da nossa querida Resende Costa, foi trabalhada a construção de uma praça juntamente com a árvore de Natal iluminada, utilizando o mix de cores: dourado, verde e vermelho, com elementos desidratados, adornos ornamentados de retalhos compostos com o colorido do artesanato da cidade, sem perder a essência natalina. Dessa forma, Resende Costa contará com elementos únicos realçados através da valorização do artesanato têxtil da cidade, durante o mágico e encantador período natalino iluminado”.

Na rua José Coelho, uma extensa iluminação foi criada e montada no canteiro central pelo eletricista Márcio Fernandes, o Chiano, destacando o verde e a belezadas árvores e o contorno da praça. A bela e majestosa árvore da praça Coronel Souza Maia também recebeu iluminação planejada pelo eletricista Chiano, destacando-se no largo da igreja do Rosário.

 

Projeto Natal Tecendo Luz

As luzes do Natal Tecendo Luz de Resende Costa foram inauguradas na segunda-feira, 11 de dezembro, e permanecerão até o dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia dos Reis Magos.

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) receberá uma vasta programação cultural natalina, com shows musicais, cortejo do Papai Noel e entrega da premiação aos vencedores da segunda edição do Concurso de Decoração Natalina de Resende Costa.

O projeto municipal Natal Tecendo Luz é uma realização da Prefeitura Municipal de Resende Costa por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria de Administração e Fazenda e da Secretaria de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário