O caminho de sucesso da Mostra de Artesanato e Cultura de RC


Editorial

0

O feriado prolongado de Corpus Christi, de 8 a 11 de junho, foi marcado em Resende Costa pela realização da 9ª Mostra de Artesanato e Cultura, que aconteceu uma semana depois das comemorações do aniversário de 111 anos de emancipação política de Resende Costa, no dia 2 de junho.

A Mostra aconteceu, como de costume, no estacionamento do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na avenida Alfredo Penido, a Avenida dos Artesanatos. Neste ano, seguindo a proposta lançada em 2022, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura, investiu na programação cultural do evento, priorizando a exposição da cadeia produtiva do artesanato e ampliando as opções das atividades gastronômicas.

Destaca-se também, dentro da programação da 9ª Mostra, a entrega dos certificados aos primeiros artesãos que aderiram ao projeto da Identificação Geográfica (IG), desenvolvido em Resende Costa pelo Sebrae em parceria com a ASARC (Associação dos Artesãos de Resende Costa), ASSETURC (Associação das Empresas, do Turismo e do Artesanato de Resende Costa), com o apoio da Prefeitura Municipal.

Nos últimos dois anos, a Mostra vem alcançando o objetivo a que se propôs desde que foi idealizada, isto é, divulgar o artesanato, valorizar o artesão e incentivar o comércio. Contudo, vem crescendo também o apelo de valorização de outras faces da cultura, até porque, além do artesanato, trata-se de uma Mostra de Cultura que propõe dialogar com outros seguimentos, como a música e a gastronomia.

A comissão organizadora e a produção do evento conseguiram alavancar essa proposta. Prova disso é a criação do Espaço do Artesão pelo empresário e artesão resende-costense Alessandro Silva (Alessandro Telinhas), que foi a grande novidade da 8ª Mostra em 2022 e neste ano repetiu o sucesso. Os turistas e visitantes que passaram pelo Espaço do Artesão puderam conhecer de perto a cadeia de produção do artesanato têxtil de Resende Costa e experimentaram tecer um tapetinho no autêntico tear manual.

A Mostra precisa ser a vitrine da cultura resende-costense. E graças ao aumento do investimento financeiro nas duas últimas edições por parte do poder público, às novas e criativas ideias que estão sendo propostas e ao trabalho desenvolvido pela comissão organizadora e pela produção cultural, o evento está se consolidando nesse sentido. Já há, inclusive, consenso entre os organizadores de que, para atrair mais turistas e o público regional, é necessário investir ainda mais na qualidade da programação e otimizar a estrutura do espaço. Soma-se a isso mais investimento na diversidade de atrativos culturais, na divulgação e, sobretudo, em shows de renome nacional.

Na abertura da Mostra deste ano, a banda mineira 14 Bis atraiu os amantes da MPB e do Rock brasileiro. Na plateia, além do público local, havia pessoas de diversas cidades da região. A escolha pelo 14 Bis para abrir a Mostra 2023 condiz plenamente com a proposta do evento de prestigiar a Música Popular Brasileira. Durante o show, a banda apresentou toda sua versatilidade e bom gosto num repertório inigualável que agradou o público presente. A programação valorizou também os artistas locais e da região, confirmando outra perspectiva do evento de ser um movimento eclético de incentivo às artes e a cultura local.

Pode-se afirmar que, enfim, a Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa chegou à fórmula desejada. Porém, é necessário que a iniciativa privada, o empresariado e as entidades representativas dos setores do artesanato, do comércio e do turismo de Resende Costa se envolvam ainda mais na organização do evento para, junto ao poder público, construírem uma parceria sólida capaz de fortalecer e tornar a Mostra autossuficiente, consolidando-se de vez como importante e atraente destino turístico, cultural e de negócios na região do Campo das Vertentes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário