Prêmio Mulheres Empreendedoras e Honraria Angola João do Bil


Informativo da Câmara

0

fotoZuzu e Cleiton.

No dia 23 de novembro último, aconteceua sessão solene de entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Resende Costa e da Honraria Angola João do Bil, concedidos pela Câmara Municipal.

O Prêmio Mulheres Empreendedoras de Resende Costa é destinadoàs mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo à frente de empresas, escolas, cooperativas, associações, nas áreas da indústria, artesanato, social, comércio e serviços. Já a Honraria Angola João do Bilé é concedida a pessoas negras que se destacaram, por exemplo, na defesa dos direitos humanos, da cidadania e das garantias individuais e no combate à discriminação e ao preconceito racial.

Quanto às homenageadas do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Resende Costa, Maria Lúcia do Nascimento Reis, conhecida como Zuzu, foi indicada pelo Presidente da Câmara, vereador Cleiton Afonso dos Santos. Além de Técnica em Enfermagem, destacou-se pela sua atuação como Personal Organizer. Com a marca Zuzu Organizer, ela também atua nas plataformas digitais levando dicas, sugestões e compartilhando conhecimento como forma de motivar novas empreendedoras.

O vereador José Cláudio de Sousa Resende indicou Lucinéia Aparecida da Silva para receber essa premiação. Lucinéia possui duas lojas e prioriza a venda de mercadorias fabricadas em nossa cidade. Está trabalhando para abrir sua terceira loja.

Para receber a Honraria Angola João do Bil, o Presidente da Câmara, autor do projeto de lei que instituiu essa honraria, indicou o Sr. João Pedro Balbino (in memoriam), conhecido como João do Bil, e a Professora Sildes Maria da Conceição Cruz. João do Bilé, natural da Comunidade do Curralinho dos Paulas foi um importante líder da Comunidade Quilombola de lá, além de ter sido vereador por dois mandatos (1983 a 1988 e de 1993 a 1996). Foi por vários mandatos presidente do Conselho Comunitário Nossa Senhora da Conceição. A honraria foi recebida pelo seu filho, Sr. Maurício Balbino Santos.

Já Sildes é professora, artesã e fez parte da primeira formação do Conselho Tutelar de nossa cidade. Durante três anos, desenvolveu um projeto referente à conscientização, ao respeito e à visibilidade da pessoa negra na Escola Estadual Assis Resende, sendo esse projeto realizado no dia da Consciência Negra. Esse trabalho foidesenvolvido junto com os alunos do Ensino Médio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário