Projeto preserva nascentes e matas ciliares de mananciais que abastecem a cidade

Programa Pró-Mananciais é desenvolvido em Resende Costa pela COPASA com o apoio de instituições parceiras


Cidades

André Eustáquio0

Integrantes do Pró-Mananciais em frente a àrea de preservação cercada (foto divulgação)

Um programa de preservação ambiental, desenvolvido pela COPASA e que conta com o apoio do poder público e de diversas instituições da sociedade civil que trabalham em prol da preservação do meio ambiente, está sendo implantado em Resende Costa. Trata-se do Programa Pró-Mananciais que visa a recuperar microbacias hidrográficas e áreas de recarga dos aquíferos de mananciais utilizados para o abastecimento público.

Para aderir ao Programa Pró-Mananciais, o município necessita criar um grupo denominado “Coletivo COLMEIA”. Esse grupo delibera, inclusive, quais ações serão implantadas no município, seguindo a cartilha proposta pelo programa. “Trata-se de um grupo formado por moradores locais e por instituições parceiras para atuar em todas as etapas do programa em prol de ações do meio ambiente na microbacia da cidade”, informou em nota o grupo gestor do programa em Resende Costa.

A COPASA utiliza dois mananciais para abastecimento de água em Resende Costa: o córrego do Tijuco e o córrego Vassouras. “Neste caso, o Coletivo COLMEIA escolheu desenvolverações de recuperação do córrego Vassouras, uma vez que o córrego do Tijuco já foi contemplado com obras de preservação”, informou o vereador e funcionário da COPASA Cleiton Afonso, integrante do Coletivo COLMEIA de Resende Costa. De acordo com o grupo, as ações visam, de forma estratégica e por meio de diagnósticos específicos, a desenvolver medidas de proteção e de conservação das nascentes e matas ciliares do município.

 

Ação e conscientização

As ações que acontecem dentro da microbacia são: cercamento de nascentes e matas ciliares, adequações de estradas, construção de bolsões, além de plantios e terraceamento. Importante salientar que as ações não geram custos para os produtores e proprietários rurais cujas propriedades se encontram dentro da microbacia trabalhada.

Segundo o Coletivo COLMEIA, já foram realizados no município de Resende Costa 845 metros de cercamento de nascentes e matas ciliares e, ainda neste mês de agosto, estão sendo cercados mais 9.155 metros.

Faz parte da cartilha de ações do Programa Pró-Mananciais desenvolver também ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental. Além disso, o programa busca valorizar os saberes e crenças das comunidades, estimular a mudança de hábitos e costumes e promover a construção coletiva do sentimento de responsabilidade compartilhada. “Essas ações de conscientização almejam favorecer a sustentabilidade ambiental”, destaca o COLMEIA”.

Adriano Valério Resende, professor, geógrafo e membro da ONG ambiental IRIS (Instituto Rio Santo Antônio), que também faz parte do programa, comenta a iniciativa da COPASA e destaca a importância do projeto para a preservação do córrego Vassouras. “As ações desenvolvidas pela COPASA através do Pró-Mananciais são de suma importância para a preservação ambiental do córrego Vassouras, que é o manancial de abastecimento público de Resende Costa. As primeiras atividades que estão sendo realizadas consistem no cercamento do entorno de nascentes e dos cursos d’água, as chamadas APPs. Preservar essas áreas e isolá-las, principalmente do pisoteio do gado, é fundamental para se manter a qualidade e a quantidade de água fornecida pelo manancial. Nossa região não tem água subterrânea em quantidade capaz de abastecer a cidade; dessa forma, são utilizadas capitações superficiais. Assim, a preservação das nascentes e das áreas de recarga é fundamental para não termos falta de água no futuro.”

 

Fazem parte do Coletivo COLMEIA de Resende Costa:

  • Adriano Valério de Resende e Emerson Gonzaga (IRIS);
  • Alexssander Lourdes Pinto (secretário de Agropecuária e Meio ambiente);
  • Max Carvalho Moreira (Secretário de Obras e Serviços Públicos);
  • Eurides Arcanjo da Cruz (servidor da Prefeitura, lotado na Divisão de Cadastro);
  • José Carlos Fidelis da Silva, Eric Guimarães Lamonier, Alvino Soares de Oliveira, Marcelo Luiz Lopes, Paulo Ricardo de Resende, Adelmar Antônio Aarão (COPASA);
  • Cleiton Afonso dos Santos (Câmara e COPASA);
  • Murton Carvalho (ARCOSTA).

Quem tiver interesse em se cadastrar para participar do Programa Pró-Mananciais de Resende Costa basta procurar os membros do coletivo COLMEIA a fim de conhecer melhor a iniciativa e, inclusive, receber as ações ambientais em sua propriedade rural.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário