Quem fornece hortigranjeiros aos mercados de Resende Costa?


Cidades

José Venâncio de Resende0

Legumes produzidos no Sítio São José

Afonso Magalhães, do Sítio São José, na entrada da cidade, é um fornecedor profissional de verduras e legumes em Resende Costa para os mercados, restaurantes, merenda escolar e o pessoal que vende lanches. “Eu sou produtor de folhas, como alface, couve, chicória, rúcula, cheiro verde e também de brócolis, repolho, tomate, tomatinho cereja, abobrinha, vagem e chuchu. E também estou plantando baroa (mandioquinha) e inhame.”

Cláudio Márcio de Matos Rocha, do Supermercado Bom Preço, é um dos clientes de Afonso. “Aqui na cidade, trabalhamos com fornecedores de alguns itens, como verduras e legumes, bananas (da roça) e inhames. Afonso Magalhães se profissionalizou no segmento e tem rotina diária de entrega.”

Segundo Cláudio, que é ex-diretor da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (ASSETURC), a distribuição e a venda de hortigranjeiros na cidade são feitas basicamente por meio dos supermercados (Nossa Senhora da Penha, Bom Preço e Resende Costa) e de um comércio especializado no segmento, o Hortifruti Sabor da Terra.

O supermercado Nossa Senhora da Penha é cliente de Afonso Magalhães, diz a engenheira Luara Ramona Teodoro Nascimento, responsável pela área financeira da empresa. Diariamente, são compradas de Afonso hortaliças, como couve, alface, cebolinha, brócolis e almeirão. Mas, “em algumas épocas do ano, compramos dos produtores rurais de Resende Costa frutas e legumes, como laranja, poncã, abacate, manga, inhame, abóbora, tomate… sempre valorizamos o produtor local”.

Luara Nascimento estima em cerca de 30% a participação de hortigranjeiros de Resende Costa entregues ao Nossa Senhora da Penha. “Esse percentual aumenta quando é temporada de plantio de algum produto.” Se Afonso é o fornecedor de todos os dias, “sempre temos fornecedores variados, atípicos, que vendem por temporada”. É o caso, por exemplo, de um produtor de laranja ou de manga que, em um determinado ano, colheu um volume maior. A pequena parcela de hortigranjeiros demandada em Resende Costa deve-se à “produção esporádica e sazonal”, confirma Cláudio Rocha.

 

Ceasas

Assim, a maior parte dos produtos hortigranjeiros é adquirida fora do município. Toda quarta-feira, Cláudio Rocha recebe, em sua loja, carregamento do Ceasa-Barbacena. Além disso, toda segunda-feira ele busca em São João del-Rei hortigranjeiros de produtores da comunidade Giarola (de origem Italiana), que, inclusive, fornece para o Ceasa-BH. “Assim, consigo manter meu fornecimento de hortigranjeiros sempre frescos, em ótima qualidade e com eficiência de tempo e economia na logística.”

O Supermercado Nossa Senhora da Penha compra direto do Ceasa-BH três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), conta Luara Nascimento. “Desse modo, tentamos manter nosso hortifruti bem fresquinho. Buscamos as frutas, os legumes e as verduras sempre para manter a variedade para os nossos clientes; principalmente os alimentos importados, como pera, maçã, ameixa e kiwi.” Outras opções de fornecimento são os produtores da região, como os de São João del-Rei e de Lagoa Dourada, acrescenta.

Cláudio Rocha vê possibilidade de ampliar a presença de fornecedores de Resende Costa, desde que haja profissionalização. “Estamos com problema sério de mão de obra disponível! E (falta) programar fornecimento regular. E ainda focar na qualidade… A Emater tem ajudado muito por aqui. Porém, acredito que falta informação e interesse por parte de quem produz. O pessoal ainda está muito focado nas atividades tradicionais, no modelo antigo.” Cláudio aponta não apenas o exemplo de Afonso Magalhães, quanto o profissionalismo de setores, como a pecuária leiteira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário