Resende entrega Prêmio Eça de Queirós aos melhores alunos de português


Educação

José Venâncio de Resende0

Autoridades e os alunos premiados (foto: Câmara Municipal de Resende).

O Prêmio Eça de Queirós, que distingue os melhores alunos de português no ano letivo 2021/2022, foi entregue pela Câmara Municipal, no dia 13 de outubro, em Resende, norte de Portugal. Os nove alunos receberam um certificado evocativo e um prêmio monetário no valor de 150,00 euros, em cerimônia que aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

O escritor Eça de Queirós tem ligações históricas com a Vila de Resende, que está presente em seus romances Os Maias, O Crime do Padre Amaro e A Ilustre Casa de Ramires. O romance A Ilustre Casa de Ramires – “que se passa na zona de Resende – pode-se dizer que é uma homenagem de Eça de Queirós à terra natal e à família de Emília de Castro Pamplona”, mulher do escritor. A resendense Emília era filha de D. Antônio Benedito Castro – 4º conde de Resende e almirante de Portugal – e de Maria Balbina Pamplona Carneiro Rangel Velloso Barreto de Miranda e Figueiroa.* 

Para ler a  notícia completa, clique aqui 

*Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde, Chiado Books, 2019, Lisboa. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário