Sicoob Credivertentes leva mais de 2,2 mil pessoas às Pré-Assembleias

Com conversas abertas, informações transparentes e muito diálogo, equipe da Cooperativa passou por 24 Comunidades


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

‘Prés’ antecedem outro evento relacionado a Democracia e Governança: a Assembleia Geral (foto). Nela, delegados eleitos em suas próprias Comunidades votam pautas que definem o futuro da instituição

CAMPO DAS VERTENTES – Em frente a uma tela gigante e iluminada, o Supervisor de Desenvolvimento Social, Diego Santos, fala sobre impactos. “Imagine o Estádio do Mineirão lotado. É muita gente, certo? Pois essa é a melhor comparação para explicar o que aconteceu em 2023. No ano passado, nossos projetos e nossas parcerias beneficiaram mais de 60 mil pessoas – o equivalente a lotar exatamente esse estádio em Belo Horizonte”, explicou.

Cheio também estava o salão da Escola Cívico-Militar, em Santana do Garambéu. Mas se engana quem pensa que o público era formado apenas por “gente grande”. Isso porque, se de um lado adultos folheavam relatórios do Sicoob Credivertentes; de outro crianças se distraíam com outros materiais: blocos coloridos e cheios de espaço para soltarem a imaginação.

A cena, que se repetiu em diferentes Comunidades da região, alegrou João Pinto de Oliveira, membro-fundador e presidente do Conselho de Administração na Cooperativa. “Pensar e cuidar das novas gerações também envolve torná-las participativas, mesmo que a seu modo, de encontros como este”, disse em referência à maratona de Pré-Assembleias em 2024.

As reuniões abertas entre gestores do Sicoob Credivertentes e populações aconteceram ao longo de Março e avançaram até a primeira semana de Abril. Ao todo, houve 24 “Prés” em municípios e distritos onde a instituição atua, atraindo mais de 2,2 mil participantes. Para se conectar a cada um deles, uma equipe itinerante do Centro Administrativo percorreu 2,6 mil quilômetros.     

 

Reencontro

As 24 Pré-Assembleias deste ano marcaram um recomeço nos “dedos de prosa Cooperativistas”. Isso porque a última maratona dessas ocorreu em 2019, sendo interrompida nos anos seguintes em virtude da Pandemia. Não por outro motivo, visitar cidades e distritos do Campo das Vertentes significou reencontrar Cooperados de longa data e conhecer, pessoalmente, quem passou a fazer parte do Sicoob Credivertentes nos últimos anos. Vale lembrar, aliás, que entre 2020 e 2023 a Cooperativa abriu portas de novos Pontos de Atendimento, desembarcando em Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Desterro do Melo, Bias Fortes e Cipotânea. A esse pentagrama foi incluído, também, um escritório de Negócios no Pátio Matosinhos, em São João del-Rei.

“Além de longas viagens, as Pré-Assembleias significaram verdadeiras transições em nossa comunicação com o Cooperado. Afinal, fizemos mais do que levar informações e dados a cada Comunidade”, explica o diretor executivo-financeiro do Sicoob Credivertentes, Luiz Henrique Garcia. E completa: “Nosso objetivo foi, acima de tudo, conscientizar ainda mais sobre a importância de cada um nos rumos da Cooperativa. Entendendo que exerce papel preponderante dentro dela, os Cooperados percebem com clareza que definem, também, o futuro do mercado, de seu meio”.

O empreendedor, ruralista e observador de aves Hélio de Paula Andrade compreende bem tudo isso. “Desmarquei um compromisso na data da Pré-Assembleia pra conseguir estar lá”, conta. “E foi uma decisão muito sensata. Santana do Garambéu participou em peso, se interessou pelos assuntos, perguntou, debateu, conheceu de perto as pessoas que integram o Sicoob Credivertentes. Fiquei tão feliz que criei coragem de me manifestar lá na frente, com microfone e tudo. A gente percebe que tem voz de verdade em momentos assim”, pontuou.

Por falar em voz, cabe destacar que os eventos in loco antecedem outra grande realização, a Assembleia Geral. Neste ano, ela acontece em 17 de Abril com expectativa de reunir 160 delegados. Caberá a eles – que foram eleitos por membros de suas Comunidades –, votarem pautas importantes para a história da Cooperativa e para a Justiça Financeira que impactará mais de 40 mil Cooperados no Campo das Vertentes e na capital mineira, Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário