E-book com as obras do barbacenense Flausino Valle será lançado em Campinas

A sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX.


Cultura

José Venâncio de Resende0

Violinista Leonardo Feichas, em entrevista à Rádio MEC.

Foi “atendendo um desejo de Flausino em ter sua obra estudada por todos” que o violinista Leonardo Feichas lançará, no dia 14 de junho, no auditório da Adunicamp (Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas) -, o e-Book com suas edições das partituras das obras do barbacenense Flausino Valle. São edições práticas dos “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só” e de outras duas obras para violino e piano, “Serenim” e “Doce Momento”, explica Feichas que é professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Esse é um trabalho de 15 anos, explica Leonardo, desde a iniciação científica na Unicamp, que foi utilizado no mestrado e agora publicado como resultado dos quatro anos de doutorado realizado em cotutela internacional entre a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Unicamp. “Resolvi só lançar agora porque eu quis colocar as minhas sugestões de arcos e dedilhados fruto da minha experiência no doutorado.” E foi disponibilizado de graça, “aberto, para realmente divulgar e popularizar a obra do compositor”. 

Sobre Flausino

O barbacenense Flausino Valle (1894-1954) mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas.

Flausino é autor das obras 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, Doce Momento e Serenim, que resultaram no doutorado de Leonardo Feichas e neste e-book. Nessas edições práticas, são propostas visões interpretativas de arcadas e dedilhados, que, quando associadas à leitura da tese de Feichas, fornece uma visão do entendimento sobre essas obras. A proposição destas edições vai ao encontro de um dos desejos de Valle, de que sua obra fosse usada como método de estudo de violino nos cursos de música, nos conservatórios e nas universidades.

Sobre Leonardo

O também violinista mineiro Leonardo Feichas é bacharel em música/violino (2010), mestre (2013) e doutor em música (2021) pela Unicamp e doutor em artes musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL). Participou de orquestras no Estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas.

Atualmente, é professor de violino da Universidade Federal do Acre (UFAC). Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista. Tem como temas de pesquisa/investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e o campo emergente da Pesquisa Artística. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle.

Clique aqui para ter acesso ao e-Book 

LINK RELACIONADO: 

Um Percurso de Pesquisas sobre Flausino Valle desde o Long Play de Jerzy Milewski (1985) 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário