Pela primeira vez na cidade, Zezé Di Camargo e Murilo Huff foram as grandes atrações musicais da 43ª Exposição Agropecuária de Resende Costa, entre os dias 17 e 21 de julho. Shows musicais e a tradicional Cavalgada Bolivar de Andrade, que chegou à sua 32ª edição, rodeio, exposição e desfiles de animais marcaram mais um ano da festa.
O presidente do Clube dos Cavaleiros, Mauro Sousa Pinto Júnior, classifica a Exposição como a maior festa do município. “A Exposição Agropecuária é hoje o maior evento de Resende Costa e o Clube dos Cavaleiros, enquanto organizador, tem uma responsabilidade a mais na entrega do evento. Desta forma, tudo é pensado com antecedência e juntamos forças com a ARCOSTA, a EMATER, além do apoio da Prefeitura,” disse ele, destacando o objetivo do evento de incentivar e valorizar o produtor rural. “A Exposição Agropecuária é a festa do produtor rural e sempre procuramos valorizá-lo ao máximo. Acreditamos que crescemos muito nos últimos anos, mas sabemos que ainda podemos mais. É bonito ver os melhores animais do município expostos e, de forma amiga, julgados para apreciação de todos os presentes”.
Mauro Júnior falou também dos tradicionais atrativos da festa: “A Cavalgada Bolivar de Andrade, sempre um atrativo, teve uma melhora significativa. Os animais expostos a cada ano que passa melhoram em sua qualidade e o produtor tem a oportunidade de mostrar seu produto. Basta ver o desfile no domingo, como foi maravilhoso”.
Entre bovinos, equinos, cabras e ovelhas, a Exposição Agropecuária contou com 210 animais expostos ao longo dos quatro dias de evento. A veterinária responsável pelo evento, Leidiane Rodrigues, também enfatiza a valorização do homem e da mulher do campo. “A Exposição Agropecuária é realizada pensando em trazer o campo para a cidade, mostrar quão rica é a vida rural. Não há como separar o cuidado e o zelo pelos animais na zona rural, que é onde esse laço é mais forte”.
De Resende Costa para a fazenda do Zezé
Antes do Zezé Di Camargo subir ao palco na sexta-feira, 19, um cachorro cruzou o caminho do cantor, que resolveu adotar o bichinho. A adoção do filhote, que agora é chamado de Paçoca, ganhou repercussão nacional após o ato do cantor. Zezé mostrou em vídeos como o cachorro estava acuado e com medo no momento do resgate. Amante de animais, o cantor levou o animalzinho de quatro meses para a sua fazenda em Goiás, e desde então compartilhou vários vídeos do amigo de quatro patas, que já se sente bem à vontade no novo lar.
Mas não foi só esse o caso de adoção durante a festa. Leidiane conta que uma gatinha foi adotada por um produtor que esteve presente no evento. Além disso, um nascimento de filhote de cabra durante os dias da Exposição chamou a atenção do público. “Eu, como veterinária responsável pelo evento, prezo muito bem a saúde e o bem-estar dos animais aqui expostos, e esse ano ganhamos três presentes: o nascimento de uma cabra, que o público conseguiu acompanhar com os olhos vidrados na beleza do nascimento. E também duas adoções: de uma gatinha, que foi cuidada e adotada por um expositor aqui presente, e o Paçoca, que ganhou as mídias, sendo adotado pela Graciele e pelo Zeze Di Camargo. Para nós, isso é um presente, pois a vida do homem do campo é esse cuidado, zelo e amor pelos animais. Exatamente o nosso propósito durante a Exposição”, afirma Leidiane.
Shows superam público de 2023
Na sexta-feira, 19, o público se reuniu para acompanhar o show do Zezé Di Camargo, que ainda forma dupla com o irmão Luciano, mas está em turnê solo com o projeto “Rústico”. Mesmo com uma carreira consolidada, Zezé Di Camargo enfrenta algumas críticas por conta de algumas falhas na voz. O cantor, de 61 anos, já passou por cirurgia nas cordas vocais, o que o fez diminuir alguns tons. No entanto, para a grande maioria dos presentes, isso não foi problema. Zezé fez duas horas de show e contou com a ajuda do público para cantar os grandes clássicos da música sertaneja. Nos comentários pós-show, uma avaliação positiva da performance e simpatia do cantor.
Já no sábado, 20, a atração foi Murilo Huff, um dos nomes da nova era do sertanejo. O cantor fez um show mais romântico, um pouco mais lento e gerou algumas críticas de quem estava no Parque de Exposição e que esperava por músicas mais animadas. Por outro lado, os fãs do cantor colaram-se na grade para cantar juntos com ele. Murilo Huff também fez uma bonita homenagem à jovem Marcela Calçavara, que faleceu em um trágico acidente durante a Cavalgada da Festa de São João, no Povoado dos Pintos. O cantor exibiu fotos de Marcela no telão, desejou forças à família e seus amigos e dedicou uma canção para a jovem.
O empresário e produtor de eventos Paulo Henrique Fazzion, o PH do Guia das Vertentes, empresa responsável pela contratação dos shows da 43ª Exposição Agropecuária de Resende Costa, destaca a preocupação em atender a públicos diferentes. “É um pedido que sempre buscamos atender. Queremos fazer uma festa democrática. Então contratamos um cantor mais tradicional, que agrada o público mais velho, e um cantor para o público mais jovem. Mas percebo que ambos acabam agradando a todos. Vemos uma mistura de público de todas as idades. Afinal, a música não tem idades”.
PH comenta também sobre os três setores da festa: pista, área vip e camarote. Apesar de a estrutura ser relativamente nova, a pista com os ingressos mais baratos ainda continua com acesso em frente ao palco, algo que nem sempre acontece nos eventos. “Quando vamos apresentar as propostas, em conversas no pré-evento, uma coisa que fica acordada entre Poder Público e organização é a pista ter acesso à frente do palco. Assim, criamos a área vip, mas um pouco recuada. É um evento muito democrático, deixamos o público da pista de frente para o palco, para o artista, para o ídolo dele. E o camarote é limitado porque tem que ser um espaço mais requintado. Não dá para você r fazer uma entrega do open bar, do open food de qualidade para muita gente. Então temos que limitar. Nas vendas on-line para o camarote, tivemos, este ano, de 10 a 15 minutos de venda, acabaram todos (os ingressos). 50% foram vendidos online e 50% para o público de Resende Costa, de forma presencial”.
Ainda com o fechamento do público presente sendo feito, PH afirma que o público de 2024 superou o de 2023. No sábado, por exemplo, foram cerca de 7.500 pagantes. O recorde segue ainda com o show de 2022, de Maiara e Maraisa, que teve todos os ingressos vendidos. “Não adianta realizar o evento com público além do permitido. Se fizermos assim, não conseguiremos oferecer banheiros suficientes e termos barracas muito cheias e com dificuldade para a compra. O que é ruim tanto para o comerciante quanto para o público. Por isso, adaptamos o espaço para fazer uma festa confortável para todo mundo”, diz o empresário e produtor de eventos.
Rainha e Princesa da Festa
Assim como em edições anteriores, em 2024 aconteceu o desfile para eleger as candidatas a Rainha e a Princesa da 43ª Exposição Agropecuária de Resende Costa.
Na sexta-feira (19), desfilaram seis candidatas a Rainha e seis candidatas a Princesa da festa. Jucimara Magela, responsável pelo desfile, conta que as garotas são convidadas ou mostram interesse pela participação. Após terem sido avaliados quesitos como beleza, simpatia e desenvoltura, Larissa Teixeira foi eleita rainha e Ana Flávia Maia, princesa da 43ª Exposição Agropecuária de Resende Costa.
Economia movimentada
Mauro Júnior destaca também a movimentação da economia no município. “Hotéis estavam lotados e os supermercados sempre cheios. Tudo isso é muito importante para todos nós. Aproveito para agradecer a todos os produtores que participaram do evento, agradecer o apoio da Polícia Militar, que fez a diferença na festa, e enfatizar a parceria junto às empresas Guia das Vertentes e Top Minas, contratadas para auxiliar no evento”, finaliza o presidente do Clube dos Cavaleiros de Resende Costa.