O Athletic Club segue consolidando sua força no futebol mineiro e começa 2025 com um misto de conquistas e aprendizados. O clube de São João del-Rei é bicampeão do Troféu Inconfidência e garante também uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Porém, na edição atual do torneio nacional, a equipe sofreu uma eliminação amarga nos pênaltis para o Grêmio, após falhas bizarras do goleiro.
Supremacia no Troféu Inconfidência e calendário garantido
Disputando o Troféu Inconfidência, o Athletic confirmou seu domínio na competição estadual. A equipe são-joanense venceu a final e agora é o maior campeão do torneio, superando outros clubes do interior mineiro. Além do título simbólico, a conquista garantiu o clube na Copa do Brasil de 2026, fortalecendo o projeto de crescimento da equipe no cenário nacional.
O Esquadrão de Aço voltou a vencer o Uberlândia no Joaquim Portugal, em São João del-Rei. Apesar de ter ficado duas vezes atrás do placar, o Alvinegro venceu por 3 a 2, em noite de Lincoln. O atacante ex-Cruzeiro e com passagens também pelo Flamengo fez dois gols e participou do terceiro, marcado contra.
Eliminação dolorosa na Copa do Brasil
Já na Copa do Brasil 2025, o Athletic teve pela frente o Grêmio e fez um jogo competitivo. No entanto, a equipe mineira acabou eliminada nos pênaltis após erros cruciais durante o tempo regulamentar, que terminou em 3 a 3. Falhas individuais comprometeram o desempenho da equipe, e o time gaúcho aproveitou os vacilos para levar a decisão para as penalidades, nas quais se saiu melhor. O goleiro Diego Victor falhou de maneira bizarra no segundo gol do Grêmio e, depois, muito perto do fim de uma partida que estava a caminho das penalidades, saiu mal, furou e levou o terceiro. Ele também não conseguiu defender nenhuma das oito cobranças do Grêmio na definição.
No entanto, o técnico Roger Silva avalia que a participação fortalece o clube e serve de aprendizado para as próximas temporadas. “Sentimento de orgulho, orgulho mesmo dessa rapaziada. Foi um baita jogo, acho que nossas ideias funcionaram. Não é fácil encarar uma equipe como o Grêmio, não é fácil você, em grande parte do jogo, coloca-los nas cordas, ter as melhores oportunidades e infelizmente sair com essa desclassificação. Mas também louvo tudo que foi feito e como a equipe se comportou. Estou muito feliz com o trabalho que está sendo desenvolvido. O nível de jogo que nós apresentamos hoje é de uma equipe segura, serena, uma equipe que coloca a bola no chão, que de todas as formas tenta jogar. Lamentamos a desclassificação, mas o que prevalece é o sentimento de orgulho. Precisamos levar essa atuação de hoje para a Série B, com certeza.” As declarações foram dadas durante a coletiva da partida.
O Athletic volta a campo na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Roger encara o Atlético-GO no Antônio Accioly, entre os dias 4 e 6 de abril.