Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, Resende Costa celebrou 113 anos de emancipação política. O aniversário movimentou a cidade com diversas festividades e comemorações. O prefeito municipal Lucas Paulo ressaltou a importância desse momento para o município e demonstrou sua felicidade em fazer parte da comemoração. “Para mim, é uma satisfação muito grande. Fiquei muito feliz de estar presente e poder participar. Acredito que foi um dos maiores eventos comemorativos da emancipação política que Resende Costa já teve.”
Para o prefeito, Resende Costa se desenvolveu bastante nos últimos anos, graças, em grande parte, ao acolhimento da população local aos turistas e, claro, ao incansável trabalho que vem sendo realizado pelos resende-costenses, apoiado pelo poder público.
Programação
No dia 31 de maio, as festividades começaram logo cedo com a VII Caminhada Ecológica Passos de José. À noite, houve missa em ação de graças na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França e shows no Parque de Exposições.
No dia 1º de junho, o dia começou com a Corrida do Aniversário de Resende Costa. À tarde, ocorreu o tradicional Domingo no Parque e, à noite, a atração mais esperada: o show da banda Detonautas, que contou com uma participação expressiva de público da cidade do município e da região.
No dia 2 de junho, data oficial do aniversário da emancipação política de Resende Costa, a programação oficial começou cedo com a Alvorada Festiva, realizada pela Banda Santa Cecília. Logo após, houve o hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura Municipal e, logo após, na rua Gonçalves Pinto, aconteceu o desfile cultural e cívico, com a participação das escolas do município. À noite, para encerrar as festividades, ocorreu a cerimônia de entrega da Medalha José de Resende Costa, no Salão Multiuso Lilia Lara, com a presença das autoridades municipais e dos agraciados com a comenda no ano de 2025.
Incentivo ao turismo
O secretário de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, Edmar de Assis, explicou como foi pensada a programação dos 113 anos de Resende Costa do ponto de vista turístico e cultural: “A programação foi pensada de forma a valorizar nossas raízes culturais e, ao mesmo tempo, oferecer atividades que incentivassem a visitação e o envolvimento da comunidade. Buscamos destacar o que Resende Costa tem de mais autêntico: nossa música, nossa história, nossas tradições e nossas belezas naturais. Eventos como a Caminhada Ecológica, o Domingo no Parque e os shows musicais foram escolhidos para proporcionar momentos de lazer, mas também para fortalecer a identidade local e atrair visitantes.”
Ele ressaltou ainda que o principal objetivo foi celebrar a história de Resende Costa por meio da participação ativa da população, bem como impulsionar o turismo e os setores de serviço, atraindo turistas através da programação cultural. “Acredito que o maior legado é o fortalecimento do senso de comunidade e da capacidade de organização coletiva. Mostramos que é possível realizar um evento inclusivo, atrativo e bem estruturado, mesmo em uma cidade de porte pequeno. Também deixamos uma semente plantada para que o turismo cultural e de experiência continue sendo incentivado como uma das vocações de Resende Costa. Que venham os próximos aniversários, cada vez mais integrados à nossa cultura, nossa história e nosso povo.”
Cultura e educação na formação da sociedade
André Eustáquio, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, ressaltou que é prioridade da administração – e isso se tornou claro na elaboração da programação do aniversário de 113 anos de Resende Costa – resgatar, valorizar e divulgar a cultura local em suas mais diversas manifestações: “Apoiamos grupos musicais, artistas e movimentos que mantêm viva a cultura resende-costense. Digo sempre que o fortalecimento da cultura começa a partir do momento em que o cidadão se sente participante da vida da comunidade, engajando-se em movimentos culturais, sociais, esportivos, religiosos, entre outros. O fortalecimento da cultura não se resume somente a eventos e shows, mas, sobretudo, à preservação do nosso patrimônio histórico e cultural, à valorização das tradições locais que nos formam enquanto cidadãos”, afirma.
Em conversa com o JL, André refletiu sobre a importância da cultura e da educação para a sociedade: “educação e cultura são pilares essenciais para o avanço de qualquer sociedade. Digo sempre que só mudaremos de fato o nosso país — e por que não o mundo — quando essas áreas forem tratadas como prioridade pelos governantes. É por meio delas que formaremos cidadãos críticos, preparados para enfrentar os desafios do futuro e capazes de construir uma sociedade mais justa e consciente”, finaliza André.