São João del-Rei: com paisagismo revitalizado, Memorial Tancredo Neves será reinaugurado


Política

José Venâncio de Resende0

fotoMais bonito, Memorial volta a receber o público (foto: Toninho Lombardi)

Com o seu paisagismo totalmente revitalizado, o Memorial Presidente Tancredo Neves é reinaugurado neste 21 de abril, dia das mortes de Tiradentes e do político são-joanense. Isto foi possível graças à parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente, cuja missão foi executar e proporcionar um jardim básico, que valorizasse a arquitetura do majestoso prédio colonial. 

Os 40 anos da morte de Tancredo Neves, presidente eleito do Brasil em 15 de janeiro de 1985, mas que não tomou posse, serão lembrados com uma programação especial. A data será marcada por celebrações religiosas, homenagens e a reinauguração do Memorial Tancredo Neves, que preserva a história e o legado do político mineiro. 

Às 10h30 haverá missa na Igreja de São Francisco de Assis e às 11h45 ocorrerá a encomendação da alma do presidente no túmulo onde estão sepultados ele e sua esposa, Risoleta Neves, no cemitério de São Francisco. Como se sabe, Tancredo era membro da Ordem Terceira de São Francisco de Assis desde os dezesseis anos de idade. 

Em seguida, às 12h30, será realizada a reinauguração do Memorial Tancredo Neves. Entre os convidados, espera-se a presença do ex-presidente José Sarney (na época, eleito vice de Tancredo), do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do neto de Tancredo, o deputado Aécio Neves. 

Tancredo Neves é reconhecido como um dos principais articuladores da redemocratização do Brasil. Ele defendeu a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente, em 1984. Com a emenda derrotada no Congresso Nacional, Tancredo foi escolhido como candidato à presidência em eleição indireta, tendo José Sarney como vice na chapa. Eleito pelo colégio eleitoral, Tancredo faleceu na véspera da posse, aos 75 anos.

O Memorial Tancredo Neves reúne documentos, fotografias, cartas, vídeos, reportagens, objetos pessoais, mobiliário, medalhas e condecorações que marcaram a vida pública e pessoal do político. O local também retrata momentos decisivos da história do Brasil. Registros dos dias de internação de Tancredo, até sua morte, também compõem o acervo. 

O memorial está localizado na Rua Padre José Maria Xavier. Poderá ser visitado de terça a sexta-feira, da 13h às 17h, e, aos fins de semana, das 9h às 17h.

Veja mais fotos sobre o Memorial no Facebok de Toninho Lombardi

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário