Começou a funcionar no dia 23 de junho, em fase experimental, o Programa Tarifa Zero em São João del-Rei. Com a nova medida, todos os moradores da cidade e dos cinco distritos que fazem parte do município podem utilizar o transporte coletivo de forma gratuita, sem a necessidade de apresentar documentos, certidões ou qualquer tipo de carteirinha.
O lançamento oficial do programa havia sido feito no dia 6 de março por meio de uma coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura Municipal, mas apenas agora a proposta passou a ser aplicada na prática. Segundo a gestão, a isenção total da tarifa tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, facilitar o deslocamento da população e promover inclusão social.
Durante a fase de debates do projeto, chegou a ser discutida a exigência de um comprovante de quitação de débitos com o município como critério para uso gratuito dos ônibus. A ideia, levantada pela gestão do prefeito Aurélio Suenes, foi apresentada à Câmara Municipal durante as etapas iniciais do projeto. No entanto, em uma transmissão ao vivo realizada em 12 de junho, o prefeito descartou a adoção dessa exigência “pelo menos por enquanto”.
Ainda na mesma live, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel Sandro, explicou que os cobradores de ônibus continuarão atuando nos veículos, agora com a função de orientadores e monitores, prestando apoio à população durante os embarques e desembarques. Neste momento inicial, o transporte coletivo da cidade segue sendo operado pela Viação Presidente, através de um contrato emergencial com a Prefeitura. A administração municipal, porém, já anunciou que deverá abrir nova licitação para definir a empresa responsável pelo sistema de transporte no futuro.
Cartões de recarga
Usuários que ainda possuem saldo nos cartões de recarga foram orientados a procurar a sede da empresa Viação Presidente para negociar a devolução dos valores pagos antecipadamente, já que os ônibus passaram a circular com as roletas liberadas, sem cobrança de passagem. A implementação do Tarifa Zero é uma das promessas de governo da atual administração e, segundo a Prefeitura, será acompanhada de perto durante o período de testes para avaliar impactos e realizar ajustes, caso necessário.