Copa Vertentes de Mountain Bike reúne cerca de 250 atletas em Resende Costa e movimenta a cidade

Com percurso desafiador, presença de ciclistas de mais de 50 cidades e impacto direto na economia local, etapa reafirma potencial esportivo e turístico do município


Esporte

Vanuza Resende0

Pódio feminino da 2ª estapa da Copa Vertentes de Mountain Bike realizada em Resende Costa, com largada no Parque de Exposições (foto organização do evento)

Resende Costa foi, no dia 15 de junho, palco da 2ª etapa da Copa Vertentes de Mountain Bike, reunindo 247 atletas de 53 cidades e consolidando-se como um dos maiores eventos esportivos do município. A prova, organizada por Leandro Chaves e Diego Magalhães, em parceria com a ACER (Associação de Ciclismo de Entre Rios de Minas), contou com o apoio da Prefeitura de Resende Costa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e foi sediada no Parque de Exposições. A chefe da Divisão de Esporte, Vivian Daher, destacou a relevância da competição para o calendário esportivo local. “Ter a chancela da Copa Vertentes de Ciclismo joga o sarrafo lá no alto. O nível é outro. É como se fossem disputados jogos da Federação Mineira de Futebol aqui no campo, só para exemplificar”, afirmou.

O impacto da etapa foi sentido além das trilhas. Com o grande número de participantes, hotéis e pousadas ficaram cheios, restaurantes registraram aumento no movimento e houve até relatos de atletas que precisaram se hospedar em cidades vizinhas. “Isso gera um impacto muito bom no município como um todo”, completou Vivian.

A estrutura do evento foi pensada para atender aos atletas e público visitante. Além do percurso técnico, com trilhas cuidadosamente escolhidas para unir desafio e beleza natural, o Parque de Exposições, local da largada da prova, contou com barracas de alimentação, brinquedos para as crianças, show com voz e violão, duchas para limpeza das bikes e uma corrida kids que emocionou os presentes. A corrida infantil, gratuita, reuniu cerca de 20 crianças em quatro baterias, promovendo uma largada simbólica e cheia de entusiasmo. A organização optou por valorizar as trilhas tradicionais da região, mantendo o espírito da antiga competição Calango Tixa. “Procuramos trilhas com paisagens bonitas e boa experiência para os atletas. O diferencial foi a minuciosa sinalização do percurso, que permitiu aos competidores focar apenas na performance, sem risco de desvio”, explicam Leandro e Diego.

Apesar da avaliação positiva, os organizadores admitem que há espaço para melhorias, especialmente no entretenimento para o público que não está diretamente envolvido com a competição. “Identificamos que há necessidade de realizar alguns ajustes, principalmente na parte de atração e entretenimento do público que acompanhou os atletas”, avaliam.

 

Apoio

A prefeitura apoiou o evento com R$ 23 mil repassados por meio da verba esportiva anual, que contempla diversas modalidades em Resende Costa. Em 2025, foram 34 eventos aprovados e executados por entidades locais, como o Expedicionários. “Se no ano que vem algum executor apresentar uma proposta de uma etapa regional ou estadual de qualquer modalidade e o município entender que tem estrutura, recurso e pessoal para apoiar, nada impede que [o investimento] isso ocorra”, garantiu Vivian. Ela também ressaltou o papel inspirador da prova. “Eu estava presente para ajudar os organizadores - a quem aproveito para parabenizar de verdade - na execução e pude ver várias crianças vendo os atletas profissionais com suas super bikes. Dava para ver em cada um deles a vontade de chegar a um evento desse nível. Depois da largada, eles ficaram brincando no espaço do Parque, imitando os atletas. É a nova geração surgindo e tendo um evento grande como esse de espelho para se inspirarem em busca de uma vida no esporte. Mas, repito, não foi um caso isolado. Todas as atividades que são realizadas aqui na cidade servem de inspiração para os jovens.”

Para Leandro e Diego, a realização da etapa em Resende Costa reforça o valor da Copa Vertentes no cenário regional, especialmente por se tratar de uma prova federada. “É uma competição, não um simples passeio. Isso muda tudo. A oferta de provas como essa na região ainda é baixa e há um público dedicado que busca evolução, pódios e performance”, explicam. O encerramento da Copa Vertentes 2025 já tem data e local: 31 de agosto, em São João del-Rei. A expectativa é de ampliar ainda mais a estrutura, o alcance e a premiação. “É trabalhoso e dispendioso produzir uma etapa da Copa Vertentes de MTB, mas contamos com o apoio de muitos parceiros, o que torna tudo possível”, concluem, agradecendo aos apoiadores: Prefeitura Municipal de Resende Costa, Sicoob Credivertentes, ACER, Ophicina Bikeshop, Loredo Construções, Auto Posto São José, Pousada Arraial da Lage, Oficina do Rocha, Ecolav e toda equipe de apoio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário