Um dos mais importantes bens arquitetônico e patrimonial de Resende Costa teve seus elementos artísticos restaurados

As cinco telas que compõem o conjunto das capelas dos Passos foram restauradas, através de parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e Prefeitura Municipal


Cultura

André Eustáquio0

fotoTela que remonta à cena do Cirineu ajudando Jesus a carregar a cruz (foto Gustavo Pinto)

As cinco capelas dos Passos da Paixão de Cristo, de Resende Costa, conhecidas popularmente por “passinhos”, tiveram seus elementos integrados e artísticos restaurados. As cinco telas que remontam os passos de Jesus rumo ao Calvário passaram por processo completo de restauro e os passinhos que as abrigam receberam novas banquetas e mesas confeccionadas em madeira de lei. O projeto de restauração é fruto de parceria firmada entre a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, proprietária dos passinhos, e a Prefeitura Municipal de Resende Costa, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a chancela e o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

As obras de restauro das telas e confecção de novas mesas e banquetas custaram R$ 80.000,00 e foram realizadas pela empresa Átrio Conservação, Restauração e Artes LTDA, de São João del-Rei. O conjunto das Capelas da Paixão de Cristo tem Tombamento Municipal através do Decreto nº 320, de 09 de outubro de 2020. Por isso, todo o investimento público demandou a aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Durante o processo de restauro, não foram encontrados documentos que atestam a autoria das telas, tampouco a data em que as capelas foram construídas. Porém, tendo em vista o estilo arquitetônico das edificações e o ano de fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França (03 de abril de 1840), a equipe de restauro atribui a construção das capelas à segunda metade do século XIX e início do séc. XX, quando já há registro documental acerca da realização da Festa dos Passos na localidade da Lage, atual Resende Costa. “Não tem registro da data de construção [dos passinhos], porém, verifica-se que deve se tratar de edificação do século XIX/XX, mas sem comprovação”.

Os passinhos são utilizados, atualmente, durante as celebrações paralitúrgicas da Semana Santa, especificamente nas procissões do Encontro, da Soledade de Nossa Senhora e na Via-sacra solene, que acontece na manhã da Sexta-feira da Paixão. Eles também são usados durante as Visitações de Passos e de Dores, na terça e quarta-feira santas, respectivamente, com a participação do Coral e Orquestra Mater Dei, que entoa motetos próprios, cujas letras rememoram os passos de Jesus rumo ao suplício na cruz.

 

Restauração

O restauro completo das cinco Capelas dos Passos de Resende Costa aconteceu em duas etapas. Na primeira etapa, ocorrida em 2022 e orçada em R$ 73.072,01, foi restaurada a estrutura física das capelas, incluindo substituição dos forros, recuperação das pinturas interna e externa, além da realização de reparos nas portas e portais. Na segunda etapa, foram confeccionados cinco altares, instalados nos interiores dos passinhos. Os novos altares, que substituíram as já precárias e danificadas estruturas usadas como banquetas, receberam policromia e douramento. As telas – quatro delas atribuíveis ao pintor Joaquim José da Natividade (séc. XIX), pelo estilo e forma – passaram por minucioso processo de restauro que devolveu a elas originalidade e beleza.

A justificativa para a restauração, apresentada à Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França pela empresa BS – Projetos e Consultoria foi a de preparar os passinhos para, além de cumprirem a finalidade religiosa durante a Semana Santa, se tornarem atrativos turísticos da cidade. “As cinco capelas já estão conservadas, devido ao processo de restauração arquitetônica, com o financiamento da Prefeitura Municipal de Resende Costa. Já são, portanto, uma atração turística para a cidade”, defende o projeto.

A empresa considerou a hipótese de até mesmo moradores da cidade não conhecerem o interior dos passinhos, uma vez que eles são abertos somente na Semana Santa. “As capelas só são abertas para a realização das atividades religiosas que ocorrem anualmente durante a Semana Santa. Na maioria dos dias ficam fechadas e os visitantes e muitos moradores desconhecem seu interior. Assim, com o restauro, pretendemos mostrar aos visitantes e à população local toda a beleza interior destas pequenas capelas”.

 

Atrativo turístico

Quatro das cinco Capelas dos Passos localizam-se na parte histórica da cidade, nos arredores das praças Cônego Cardoso e Mendes de Resende, próximas à igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Apenas a primeira capela, que abriga a tela “Jesus com a cruz às costas”, situa-se ao lado da igreja de Nossa Senhora do Rosário, distante, portanto, das demais.

A localização dos passinhos é próxima ao Mirante das Lajes, um dos principais pontos turísticos da cidade e que recebe inúmeros visitantes ao longo do ano. Prevê-se, portanto, que os passinhos restaurados e abertos ao público tornar-se-ão atrativos turísticos do centro de Resende Costa. “Acreditamos que as capelas, após a restauração, se tornarão um atrativo turístico, estimulando o turismo na região central da cidade”, prevê a empresa BS – projetos e consultoria. “Após o tratamento estético, as capelas serão um grande atrativo para a população local, além de incentivarem o turismo. Foram confeccionadas réplicas digitais das telas originais que ficarão nos passinhos durante todo o ano para visitação dos resende-costenses e turistas. Por segurança, as telas originais serão utilizadas somente na Semana Santa”, esclareceu a empresa.

A Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França aceitou a sugestão da empresa e decidiu abrir os passinhos para visitação e oração aos domingos, de 8h às 17h.

 

Reinauguração

A solenidade de reinauguração dos elementos artísticos das cinco Capelas dos Passos da Paixão de Jesus aconteceu no último dia 13 de julho. Foi celebrada missa solene na igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde as cinco telas originais ficaram expostas. Em seguida, aconteceu uma procissão com o Santo Lenho visitando os passinhos. Durante o trajeto da procissão, a Banda de Música Santa Cecília executou marchas fúnebres próprias da Semana Santa. O Coral e Orquestra Mater Dei entoou os Motetos de Passos nas portas das capelas.

A missa foi presidida pelo padre Rutiero Ruan de Carvalho, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França. A procissão contou também com a presença do pároco de Resende Costa, padre Marcos Alexandre Pereira. “Em nome do prefeito municipal licenciado, Zinho Gouvea, agradeço a toda equipe da Prefeitura Municipal e ao Conselho do Patrimônio Cultural pela parceria, pois, sem ela não conseguiríamos realizar essa obra. Os passinhos ficarão abertos para visitação aos domingos, de 8h às 17h”, disse padre Marcos ao final da procissão.

 

Apresentação

Antes da missa na igreja do Rosário, o historiador e funcionário aposentado do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Olinto Rodrigues, fez uma explanação sobre o trabalho de restauro das telas, realizado pelo restaurador são-joanense Cristiano Felipe Ribeiro, da Átrio Restaurações. Olinto destacou também a historicidade das telas, considerando estilo, período e elementos artísticos presentes nas obras. “São quatro telas atribuíveis a Joaquim José da Natividade (1771? -1841) e uma litografia industrial, todos de excelente qualidade plástica, ao gosto rococó”, disse o historiador.

O resende-costense e membro da irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Gustavo Pinto, comentou em suas redes sociais o trabalho de restauração dos elementos artísticos dos passinhos. “Foram hoje [13 de julho de 2024] apresentadas oficialmente ao povo de Resende Costa as obras de restauração das Capelas dos Passos da Paixão (passinhos) da cidade. Além de toda a readequação da parte interna das capelas para se seguir ao estilo externo, foram também restauradas as preciosas telas dos passinhos, que agora voltam a encantar e mostrar detalhes antes despercebidos. Parabéns a todos os envolvidos!”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário