Na oitava reportagem da série “Negócios que Contam Histórias”, vamos conhecer a trajetória de Aparecida Rosana Silva Almeida, a Zana do Salão, uma das cabeleireiras mais renomadas de Resende Costa. Proprietária do Salão Santa Edwiges, Zana construiu seu nome na cidade com muito talento e simpatia, atendendo clientes há décadas e se tornando uma referência para quem está começando na área.
Zana sempre sonhou em ser cabeleireira. Desde os 10 anos, já cortava o cabelo dos primos e vizinhos no povoado da Restinga, município de Ritápolis, onde cresceu. A paixão pela profissão se fortaleceu e, após seu casamento, quando foi morar em Conselheiro Lafaiete, encontrou uma oportunidade de se profissionalizar: “Quando me casei, fui morar em Lafaiete, onde o meu marido Paulo trabalhava, e conheci uma escola de cabeleireiro. Não deixei escapar a chance. Sempre muito sonhadora, não me deixei desanimar diante de tanto desafio”, relembra Zana. Sem rede de apoio, com um filho pequeno e com o marido trabalhando o dia todo, Zana precisou de muita determinação, coragem e fé: “Graças a Deus e à minha Santa Edwiges, consegui abrir meu primeiro salão em Lafaiete, no dia 18 de setembro de 1998.”
O amor pela profissão é a força motriz da carreira de Zana, que destaca o papel transformador da beleza: “Um cabelo bem tratado com corte e cor na medida complementa e molda o rosto de uma pessoa. Sou apaixonada por cabelo até hoje.” Porém, ela não esconde os desafios de manter o negócio ao longo dos anos: “São 26 anos de salão, uma bênção, mas é algo muito desafiador. Conciliar o salão com a maternidade e as atividades do lar nunca foi fácil, mas sempre me esforcei para manter a qualidade do meu trabalho”.
As mudanças ao longo dos anos
Zana também se lembra do impacto da pandemia em seu negócio, quando precisou fechar as portas por três meses, e da evolução constante da área: “Passei por muitos desafios, porém, sem dúvidas, a pandemia foi um grande desafio, com as portas fechadas por mais de três meses.
Mas, ao longo da trajetória, a mudança é constante. No início, eu assinava revistas de beleza para me atualizar e fazia cursos presenciais, saindo de madrugada e voltando tarde da noite. Hoje, embora o conhecimento esteja mais acessível com a tecnologia, a mudança é muito rápida. É preciso estar ligada o tempo todo.” Zana destaca a melhoria nos produtos de cabelo que possibilitam tratamentos mais eficazes: “Melhorou muito a qualidade dos produtos e também as opções. E como a saúde do cabelo é minha prioridade, isso ajuda demais.”
A paixão e o comprometimento com a profissão são evidentes em cada detalhe: “O segredo é amar verdadeiramente o que se faz. Ser honesta e priorizar o cliente em todos os aspectos. Vê-los nas ruas com o cabelo bonito e saudável é o que me realiza.” E é esse amor que a mantém atualizada: “Tenho metas de cursos mensais, principalmente sobre cortes, tratamentos e cor. Pesquiso diariamente sobre as novidades”, conta.
Amizade, momentos terapêuticos e conhecimento dos clientes
Entre os muitos momentos marcantes, um episódio que ficou gravado na memória de Zana foi o de uma cliente que, em um momento de fragilidade emocional, queria cortar o cabelo deixando-o curtíssimo. Zana percebeu que o desejo da cliente não era realmente por uma mudança radical: “Convenci a cliente a fazer um corte moderno do qual ela não se arrependeria. No dia seguinte, ela voltou para me agradecer e disse que percebeu que, na verdade, ela só queria algo que aliviasse a dor da alma, pois estava com depressão, passando por episódios ora ruins, ora bons. Isso me marcou muito. Mas, sem dúvidas, clientes são amigos. E a base passa pela disponibilidade, pelo profissionalismo, carinho e compromisso. Dar o meu melhor a cada cliente. Todos para mim merecem o mesmo respeito; se não for assim, não funciona. Corte é o meu carro-chefe; em seguida, tratamento, penteado, cor e também produtos os quais indico personalizadamente para cada um. Assim eu sigo na caminhada do salão”.
Zana já foi escolhida centenas de vezes para ser a responsável por arrumar as noivas para o casamento. “Sinceramente, não contabilizei as noivas. Foram muitas. (Inclusive, você, Vanuza, que foi minha noiva duas vezes). Mas eu tenho um carinho por todas. Recentemente, a emoção tomou conta em produzir a minha Júlia. Uma mistura de sentimentos, emoção, mas a gratidão define”, relembra.
Para quem deseja seguir na profissão, Zana deixa um conselho valioso: “É preciso amar cabelo e pessoas, ser muito dedicado e nunca desistir. É um mundo incrível.” Com uma abordagem personalizada, Zana se dedica a oferecer o melhor para cada cliente, seja no corte, tratamento, penteado ou indicação de produtos. Seu salão, Santa Edwiges, é mais do que um local de beleza — é um espaço onde autoestima e bem-estar se encontram. “Tratar da beleza externa e interna é transformar a energia em algo leve e saudável. O salão é o que me move, e não pretendo parar tão cedo. Quero continuar me dedicando e passando meu conhecimento”, finaliza.