De autoria do Presidente da Câmara Municipal, Cleiton Afonso dos Santos, o projeto institui a “Honraria Angola João do Bil” que será concedida anualmente a duas pessoas negras que se destacaram na defesa dos direitos humanos, da cidadania e das garantias individuais; no combate à discriminação e ao preconceito racial; na defesa da promoção da vida e dignidade humana; e na defesa da transformação e evolução das relações de trabalho e sociais.
Como forma de inauguração da “Honraria Angola João do Bil”, as primeiras pessoas homenageadas serão a Sra. Sildes Maria da Conceição Cruz e o Sr. João Pedro Balbino (in memoriam), conhecido como João do Bil.
João do Bil foi vereador por dois mandatos (de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996) e um importante líder na Comunidade Quilombola do Curralinho dos Paulas.
Sildes Maria da Conceição Cruz é professora, artesã e durante três anos desenvolveu um projeto referente a conscientização, respeito e visibilidade da pessoa negra na Escola Estadual Assis Resende, realizado no dia da Consciência Negra.
O projeto resultou na Lei Municipal nº 5.250/2023.