O Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), com sede em São João del-Rei (MG), conquistou a certificação e acreditação internacional da Sociedade Americana de Simulação em Saúde (SSH). Esse reconhecimento veio após uma criteriosa avaliação realizada por uma equipe de especialistas da SSH, que destacou a excelência do programa de simulação clínica da instituição.
Segundo a entidade, a certificação da SSH “reafirma o compromisso do UNIPTAN com uma educação de alta qualidade e destaca a instituição como líder no cenário educacional”. Com a obtenção desse selo, o Uniptan passa a integrar “um seleto grupo de instituições de ensino superior ao redor do mundo que atendem aos mais rigorosos padrões internacionais em práticas de simulação clínica”. Assim, o reconhecimento eleva o programa de ensino para um novo patamar, consolidando o currículo e o plano pedagógico da instituição.
Benefícios para os alunos
Essa certificação representa um acesso privilegiado dos estudantes a um ambiente de aprendizado moderno e inovador, que segue as melhores práticas globais, explica o UNIPTAN. “Os alunos terão a oportunidade de vivenciar cenários de simulação realistas, que contribuem para a formação de competências clínicas essenciais, em um ambiente seguro de aprendizagem. A acreditação pela SSH proporciona um diferencial competitivo ao currículo, aumentando as chances de inserção dos alunos no mercado de trabalho.”
O UNIPTAN é uma das poucas instituições de ensino no Brasil a receber essa certificação internacional, e uma das únicas que não está associada a um hospital a obter o selo da SSH. “Essa conquista reflete o pioneirismo e a dedicação à excelência educacional, oferecendo um programa de simulação clínica com padrão internacional”, diz a entidade.
A obtenção do selo de qualidade “é um marco importante na trajetória do UNIPTAN, representando um avanço significativo para a comunidade acadêmica, parceiros educacionais e institucionais”. A instituição garante que continuará a investir na qualidade e inovação do ensino, de forma a garantir que os alunos estejam preparados para os desafios das futuras carreiras na área da saúde.