Os 300 anos de nossa vizinha Lagoa Dourada vão ficar definitivamente marcados com a publicação de uma bela e alentada obra sobre sua história: “Lagoa Dourada – 300 anos – Síntese Histórica”, do lagoense Dauro Buzatti.
O lançamento da obra aconteceu na noite de sábado, 4 de junho, num festivo clima de dedicatórias, músicas e coquetel, com a presença de conterrâneos, parentes e amigos do autor.
A obra foi prefaciada pelo seu amigo Antônio Egg Resende e traz, na sua introdução, uma inédita curiosidade, assim descrita pelo autor: “Neste livro procurei realizar um velho sonho: escrever a história de Lagoa Dourada, procurando criar uma sucessão ordenada dos fatos mais marcantes da sua história. E o ano para isto é muito propício: 2011. Afinal, foi aos 31/05/1711, há 300 anos, que foi feita a primeira referência em relação a Lagoa Dourada. Nessa referência se registra o pagamento, feito pelo capitão João Antunes Maciel, de trinta oitavas de ouro que devia à Fazenda Real, de ‘uma data de terra mineral’ que arrematou na ‘a Lagoa Dourada’”.
Estavam presentes no evento o prefeito municipal, o vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal e o secretário da Cultura de Lagoa Dourada, respectivamente, os senhores Antônio Carlos Chaves de Resende, João Costa, Luiz Carlos de Melo e Josias Cardoso. Após os discursos de praxe, uma dupla de violão e voz apresentou a peça “Saudades de Lagoa Dourada”, letra e música do autor do livro, senhor Dauro Buzatti.
Estiveram prestigiando o evento os resende-costenses Francisco Eduardo Pinto (o Chiquinho do Góes), sua esposa Elaine Amélia Martins e Rosalvo Pinto. O Chiquinho fez uso da palavra para se congratular com o autor e com a cidade pela obra, salientando os laços de amizade existentes entre Resende Costa e Lagoa Dourada. Vale ressaltar também que outro resende-costense, que reside há muitos anos em Belo Horizonte, esteve presente, acompanhado de sua esposa: trata-se do Percy Gonçalves Maia e de dona Vera Lúcia da Silva Maia. Foi uma agradável surpresa o meu reencontro com o Percy, que não via desde nosso tempo de escola no Assis Resende, no início dos anos 50. Ele é filho de Ademar Resende Maia e Abigail Andrade, tendo nascido e morado por algum tempo na Fazenda das Éguas.
Lagoa Dourada comemora seus 300 anos com publicação de obra histórica
Cultura
Rosalvo Pinto 16/06/20110