O pôr do sol na tarde resende-costense do sábado, 14 de setembro, contou com uma trilha sonora que encantou o público presente no Mirante das Lajes, a fim de prestigiar o show de abertura do XV Luau nas Lajes. O músico e flautista Márcio Mineiro, acompanhado de um violonista e um percussionista, preparou um repertório mesclado por chorinho, valsas, MPB e seresta para abrir oficialmente a 15ª edição do evento. “Preparei um repertório especial justamente para o momento do pôr do sol. A partir das 18 horas vamos tocar músicas de seresta”, confidenciou Márcio Mineiro minutos antes de o show começar, quando o sol já ensaiava sair de cena.
Com o show de “Márcio Mineiro e Trio” foi aberta oficialmente a 15ª edição do Luau nas Lajes, organizado pela ONG IRIS (Instituto Rio Santo Antônio) com o apoio da Prefeitura Municipal. O IRIS conta com uma diretoria cultural liderada pelos músicos e agentes culturais Osvaldo Otelo e Douglas Cobucci, responsáveis pela organização do Luau, entre outros projetos culturais realizados ao longo do ano pela instituição. Em entrevista ao JL, Douglas e Osvaldo falaram sobre a realização do Luau nas Lajes, que neste ano aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro. De acordo com os organizadores, o planejamento do evento inicia-se com bastante antecedência, a partir de conversas entre integrantes do IRIS e representantes do poder público. “A partir dessas conversas são organizadas frentes de trabalho com direcionamentos de responsabilidades. Por ser um evento já consolidado, parceiros de longas datas estão sempre presentes, como por exemplo os responsáveis pela parte elétrica, pela sonorização, estrutura, barracas, equipe de limpeza, segurança etc., o que facilita muito a montagem do Luau”.
O Luau nas Lajes, como o próprio nome define, surgiu com o intuito de convidar a população de Resende Costa e também os visitantes a preservar o Mirante das Lajes, considerado um dos principais cartões-postais da cidade. A exuberância e a beleza natural do espaço atraem frequentadores, especialmente nos finais de tarde quando o pôr do sol oferece um espetáculo de tirar o fôlego. Criada com a motivação da causa ambiental, a ONG IRIS volta seu olhar e atuação também para as manifestações culturais. O Luau nas Lajes é, portanto, uma ação que visa incentivar, por meio da arte e da cultura, a preservação das Lajes, conforme explicam Osvaldo e Douglas: “O Luau nas Lajes representa a expressão dos anseios do IRIS em relação à valorização das Lajes e à conversão do Mirante e da Praça Nossa Senhora de Fátima em pontos turísticos efetivos, capazes de receber eventos culturais diversos. Neste sentido, na edição deste ano, um cuidado especial com o local do evento, a fim de mostrar para a população a importância de preservar e valorizar as Lajes. O Mirante das Lajes é uma riqueza ambiental de Resende Costa que precisa ser valorizada para ser conservada. Portanto, quando se alinha cultura e meio ambiente estimula-se na população uma maior conscientização através da experiência.”
Programação
A 15ª edição do Luau nas Lajes inovou ao concentrar toda a programação em dois dias (sábado e domingo), diferentemente do que vinha acontecendo nos anos anteriores, quando o evento iniciava na sexta-feira e se estendia até o domingo. A organização caprichou na preparação da estrutura e, de forma especial, na programação oferecendo ao público diversos estilos musicais, além de oficinas culturais e atrações para as crianças. “Nesta edição tivemos estilos musicais como trap, sertanejo, seresta, choro, rock, música eletrônica, além das oficinas de capoeira, pintura facial, pintura em quadros, slackline, pula-pula e a diversidade gastronômica das barraquinhas”.
Douglas e Osvaldo destacam o compromisso histórico da organização do Luau nas Lajes de oferecer oportunidade aos artistas locais e regionais. “Sempre priorizamos os artistas locais e regionais, além da diversidade de estilos de atrações. Tentamos