Um drama adaptado de um best-seller, uma comédia dramática e um drama com ares de filme policial baseado em fatos reais. São estes os lançamentos que indico nesta edição:
O CAÇADOR DE PIPAS (The Kite Runner, EUA)
Gênero: Drama
Direção: Marc Forster
Ano: 2007
Gostaria de ter lido o livro antes de assistir ao filme, mas a curiosidade era grande! Marc Forster é um diretor de filmes incríveis já indicados aqui, como Em Busca da Terra do Nunca e Mais Estranho que a Ficção. Que sorte do autor afegão Khaled Hosseini ter sido Forster a adaptar seu maior sucesso editorial (de nome idêntico ao filme)! O diretor americano teve o cuidado (e a coragem, tendo em vista a aversão do espectador a legendas) de respeitar o idioma em todas as cenas em que ele era exigido, bem como utilizou um elenco maravilhoso e desconhecido do grande público para todos os papéis. Na Cabul dos anos 70, Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos que crescem juntos. Amir é rico e mora com o pai; já Hassan é filho de Ali, empregado da família há quarenta anos. Amir é um garoto tímido e gosta de escrever histórias, enquanto Hassan é valente, tem o dom de caçar pipas e nutre verdadeira adoração pelo amiguinho. Apesar de também adorar Hassan, Amir passa a se sentir muito enciumado com o amor e admiração que seu pai nutre pelo garoto. Aquele que deveria ser o dia mais feliz da vida dos meninos, quando ganham o campeonato de pipas, é marcado por um triste episódio: Hassan suportará um sofrimento desumano pela amizade e fidelidade a Amir, que, escondido, a tudo assiste sem defender o amigo. A culpa e a vergonha que Amir sentirá por sua própria covardia transformar-se-ão em ódio por Hassan, sentimento que culminará na separação de ambos. Décadas mais tarde, morando nos Estados Unidos, Amir receberá um telefonema que lhe dará a chance de tentar corrigir as injustiças e erros do passado. O filme tem como pano de fundo as transformações políticas do Afeganistão, como a invasão do país pelos soviéticos e a tomada do poder pelo cruel governo talibã. Um tratado sobre amizade, arrependimento e lealdade. É de emocionar. Classificação: 14 anos.
ANTES DE PARTIR (The Bucket List, EUA)
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Rob Reiner
Ano: 2007
Num quarto de hospital, Carter Chambers (Morgan Freeman) e Edward Cole (Jack Nicholson) se conhecem. Carter trabalha há quase 50 anos como mecânico e está ali se submetendo a um tratamento experimental para combater o câncer, enquanto Cole (Jack Nicholson) é dono do próprio hospital e não pode ter um quarto só para si pois sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente (e está enfrentando um processo judicial por isso). Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que, como Carter, tem poucos meses de vida. Cole encontra a lista da bota escrita por Carter: tudo o que ele gostaria de fazer antes de bater as botas. Havendo construído uma verdadeira amizade com Carter durante a internação, Cole propõe ao amigo que saiam daquele hospital e realizem os desejos da tal lista e muito mais. Entre tatuagens, skydiving e viagens por todo o mundo, os protagonistas tratam com humor e leveza temas como a velhice, a doença e a morte. Ótimo filme para toda a família. E poder-se-ia esperar menos da dupla Freeman/Nicholson? Classificação: 10 anos.
O GÂNGSTER (American Gangster, EUA)
Gênero: Drama
Direção: Ridley Scott
Ano: 2007
Ridley Scott, diretor do sucesso O Gladiador, acertou ao unir dois mestres da interpretação do cinema atual: Denzel Washington, como um dos mais influentes traficantes de droga da história americana, e Russell Crowe, no papel do honesto detetive que desvenda a engrenagem dos negócios do criminoso. Após a morte de seu mentor, o chefão do crime no Harlem, Frank Lucas (Washington) assume a liderança do tráfico em Nova York (e depois de todos os Estados Unidos) através de uma ousada artimanha: tirando proveito da Guerra do Vietnã, comprava heroína puríssima diretamente com os produtores do Sudeste Asiático. Usando os transportes militares para trazer a droga para dentro do país, Lucas acabou com a concorrência oferecendo-a mais pura a um preço muito mais baixo. Enquanto Frank Lucas se enchia de milhões de dólares e desfrutava de seu imenso poder, Richie Roberts (Crowe) recebe a incumbência de desbaratar o esquema do tráfico de drogas na cidade, que corrompia quase a totalidade dos policiais locais. O filme, inteligentemente, não cai no clichê do mocinho-e-bandido, mostrando como Richie sabe ser desonesto em outras áreas de sua vida que não a carreira e como Lucas consegue se manter religioso e apegado à família. Vale ressaltar que os 157 minutos de filme não o deixam enfadonho, mas contam com detalhes uma história que nem parece ter acontecido de verdade (especialmente pelo final surpreendente...). Classificação: 16 anos.
O caçador de pipas / Antes de partir
12 de Agosto de 2008, por Carina Bortolini