Voltar a todos os posts

O Suspeito / Batman - O cavaleiro das trevas

11 de Janeiro de 2009, por Carina Bortolini

Estou de volta! Venho indicar três lançamentos para começar 2009 com o melhor da sétima arte... Bom entretenimento!

O SUSPEITO (Rendition, EUA/África do Sul)
Gênero: Suspense
Direção: Gavin Hood
Tempo de duração: 120 min.
Ano: 2007


Quando este filme estreou no cinema, fiquei louca para assistir, mas meu filho tinha acabado de nascer!... Finalmente saiu em DVD, e minhas expectativas foram plenamente atendidas. O tema abordado é polêmico e muito atual, um tema que sempre me instigou: o preconceito e o tratamento dispensado a descendentes de muçulmanos nos EUA após 11 de setembro. Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally) é egípcio, mas vive nos Estados Unidos desde criança. Retornando para casa após participar de uma conferência na África do Sul, é retido por autoridades do governo americano ainda no aeroporto, sem saber qual o motivo. É que, dias antes, no Cairo, um ataque terrorista mata, entre outras pessoas, um agente americano. Corrine Whitman (Meryl Streep), poderosa chefe da CIA, manda prender Anwar e apagar seus registros do vôo, usando o egípcio como bode expiatório para dar satisfações à sociedade e ao próprio governo. Reese Whiterspoon interpreta Isabella, esposa de Anwar, grávida de seu segundo filho. Sem se conformar com o desaparecimento do marido, Isabella busca ajuda de um velho amigo, que agora é assessor de um senador influente (Alan Arkin). Jake Gyllenhaal, o excelente cowboy gay de O Segredo de Brokeback Mountain, representa o impasse entre o dever e a justiça: analista júnior da CIA, ele acompanha o caso com total repulsa aos métodos nada ortodoxos de arrancar uma confissão de um prisioneiro. Utilizando-se de uma figura jurídica chamada “rendição extraordinária” (daí o nome original do filme, Rendition), Corrine enviou Anwar de volta para o Cairo, onde ele poderia ser submetido a tais torturas sem problemas diplomáticos para os Estados Unidos. Há ainda uma história paralela que definirá o destino dos personagens; a de uma garota egípcia, filha de um influente interrogador-chefe, que se apaixona por um extremista islâmico. Duas horas de cinema de qualidade. Classificação: 14 anos.


BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (The Dark Knight, EUA)
Gênero: Aventura
Direção: Christopher Nolan
Tempo de duração: 142 min.
Ano: 2008


Sou fã de Batman. Um super-herói sem superpoderes, que utiliza somente a inteligência, a tecnologia e a força. Considero os dois primeiros filmes de Batman bons, divertidos. O terceiro e o quarto, um fiasco. Então Christopher Nolan, diretor de filmes noir por excelência, incumbiu-se de apresentar um novo Batman para as telonas. Seu primeiro filme, Batman Begins, trouxe embutido no nome sua essência: era o começo da história do super-herói. Esqueçam o passado; o novo Batman é sombrio e pessimista. O fantástico ator Christian Bale, de Psicopata Americano, O Operário e O Sobrevivente, não poderia ser mais apropriado para esse novo caráter do personagem (muito mais fiel aos HQs, diga-se de passagem). A consagração, entretanto, veio com O Cavaleiro das Trevas. É o amadurecimento do que começou bem no filme anterior. Acertou-se em tudo: roteiro competente, ação excitante e um elenco... Afora Bale, sempre ótimo, não posso deixar de citar a interpretação taciturna de Gary Oldman como o Comissário Gordon e o versátil Aaron Eckhart no papel do promotor Harvey Dent – que guarda uma surpresa. Temos ainda Morgan Freeman e Michael Caine. Mas o filme é mesmo de Heath Ledger: ele é o Coringa definitivo. Isso mesmo, o rapaz de 28 anos preteriu Jack Nicholson! É inaceitável e inacreditável que Ledger tenha morrido, dois meses após o final das gravações, de overdose acidental por medicamentos. Que perda inestimável para a sétima arte! Ele já concorrera ao Oscar de Melhor Ator com sua fabulosa interpretação em O Segredo de Brokeback Mountain, e seu Coringa tinha grandes chances de render-lhe a estatueta. Infelizmente não deu tempo; mas aí está, eternizado e ao alcance de todos, o melhor vilão de todas as adaptações dos quadrinhos para o cinema. É um Coringa amoral, caótico, arruinador. Suas motivações? Ou não as tem, ou as dissimula. A composição do personagem é impecável também externamente: a voz bizarra, a maquiagem tosca e o cabelo ensebado são a afirmação de sua personalidade. Coringa é a melhor parte de um filme primoroso. Eu é que não queria estar na pele de Nolan, tendo que produzir o próximo Batman sem Ledger. Classificação: 12 anos.


SENHORES DO CRIME (Eastern Promises, EUA/Canadá/Inglaterra)
Gênero: Drama / Suspense
Direção: David Cronenberg
Tempo de duração: 100 min.
Ano: 2007


O filme Marcas da Violência, de David Cronenberg e com Viggo Mortensen no papel principal, está na minha lista de “indicáveis” para esta coluna. O que eu não imaginava era que, antes de sugeri-lo, surgiria outra dobradinha do diretor e do ator, tão ou mais bem sucedida. Mortensen, indicado ao Oscar de 2008 por esta atuação, vive Nikolai, o motorista de uma família de mafiosos russos em Londres. Encarregado ainda de apagar as evidências criminosas deixadas pelos negócios da família, Nikolai esbarra em Anna (a sempre fantástica Naomi Watts). Ela é parteira num hospital em que uma garota de 14 anos morre após o parto. De posse do diário da menina, escrito em dialeto russo, Anna percebe que o terrível destino da moça tem ligação com a família para a qual Nikolai trabalha: Semyon (Armin Mueller-Stahl), que é dono de um restaurante, e Krill (o ótimo ator Vincent Cassel), o filho completamente devasso de Seymon. Com cenas arrebatadoras e desconfortáveis da mais crua violência, Cronenberg se torna um ás do gênero. Mortensen, por sua vez, se mostra um ator completo, dedicado, disposto a tudo pelo papel (que o diga uma cena em que luta completamente nu com dois homens). Nikolai é um personagem riquíssimo, cheio de nuances e capaz de se fazer amar e odiar; e Mortensen o torna único. Já vou avisando que o final é abrupto, o que não torna o filme menos excelente. Classificação: 16 anos.

Comentários

  • Author

    Vou acabar vendo filmes de gêneros que não sou muito fã, como suspense, pois as indicações são muito bem fundamentadas e as explicações despertam interesse. Obrigada, muito bom!


  • Author

    Arrasando aih, hein, amiga!


  • Author

    Parabéns, irmã! Além de escrever muitissimo bem, você entende tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de cinema! Suas dicas e crííticas ajudam muito na hora de escolher um filme, pois vão muito além da sinopse. Valeu!


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário