Por Ana Cláudia Almeida, da VAN-UFSJ (Vertentes Agência de Notícias)
Dezembro sempre chega com uma combinação de pressas e promessas, com uma mistura de calor, luzes piscando e aquele sentimento agridoce de que mais um ano está se despedindo. É um mês peculiar. O fim das aulas dá lugar a um movimento frenético de liberdade. Entre decorações, sinos, propagandas e melodias que nos lembram constantemente do Natal, as férias surgem com seu formato característico: dias sem horários, noites menos ainda. É um período em que o relógio parece ter se esquecido de sua obrigação de apertar cada segundo, e o tempo se torna um espaço livre para ser preenchido com leveza. Caminhadas, viagens, praias, cachoeiras, família, visitas, ou apenas o prazer de dormir até tarde ou abrir um livro sem pressa e deixar-se absorver por outra realidade.
Dezembro, então, é sim um convite para se deixar levar pelo que é simples e belo: viver. Férias e Natal, juntos, têm algo de pausa que a rotina raramente permite. Crianças brincam até que o céu escureça, adultos trocam confidências e memórias no sofá, e todos gastam energia e sorrisos compartilhando momentos sob luzes piscantes. Embora 2024 caminhe para o fim, ainda há tempo de adicionar páginas a este álbum. A Casa do Papai Noel recorda aos visitantes momentos em família e da infância.
No Campo das Vertentes, uma tradição baseada no poder natalino se espalha por diversas cidades todo final de ano. Prefeituras e Conselhos Municipais de Turismo se empenham na missão de movimentar e alegrar o recesso de seus moradores e visitantes. Com uma programação extensa e decorações bem planejadas, eventos de inauguração anunciam uma temporada de atividades gratuitas para todas as idades. Confira abaixo o que ainda têm por vir nas cidades da região e crie mais histórias para contar!
Clique aqui para ver a programação nas cidades de Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carrancas, Dores de Campos, Itutinga, Prados, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Tiradentes.