Região das Vertentes tem representante garantido em mais um ano na Copa do Brasil

Athletic Club conquista Troféu Inconfidência e está na competição nacional em 2025


Esporte

Vanuza Resende0

Athletic Club levantou o troféu de Campeão (foto Fernanda Trindade)

O Athletic, que ficou de fora das semifinais do Campeonato Mineiro após dois anos consecutivos sendo campeão do interior, fez bonito de novo na competição estadual em 2024 e se tornou campeão do Troféu Inconfidência.

O Esquadrão de Aço venceu o Pouso Alegre no dia 29 de março, no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, ficando com o caneco e garantindo a vaga na Copa do Brasil 2025. O Alvinegro bateu o adversário por 3 a 0. O placar agregado foi de 6 a 1 para o time do Campo das Vertentes, que venceu o jogo de ida por 3 a 1.

Disputaram o Troféu Inconfidência as equipes que ficaram entre a 5ª e a 8ª colocação geral do estadual. Enquanto o Athletic passou pelo Uberlândia na semifinal, o Pousão eliminou o Itabirito.

Com o título, o Athletic chega mais uma vez à Copa do Brasil. Em 2025, o time disputará o torneio pelo terceiro ano seguido. A equipe parou na primeira fase em 2023 e foi eliminada na segunda fase em 2024.

 

Zona da Mata e Campo das Vertentes dominam o futebol do interior

Com a conquista, o Athletic empatou com o Tombense em número de títulos. As duas equipes vêm dominando o futebol do interior nos últimos anos. Os dois clubes acumulam os títulos de campeões do Mineiro do Interior, do Troféu Inconfidência e da Recopa Mineira, a “tríplice coroa” dos times de médio investimento no estado.

Antes do Troféu Inconfidência 2024, o time de São João del-Rei já havia conquistado o Mineiro do Interior em 2022 e 2023 e a Recopa em 2023, ano em que o torneio foi extinto. O Tombense, por sua vez, conquistou o título do Interior em 2014, 2020, 2021 e 2024, faturou a Recopa em 2021 e 2022 e foi campeão do Troféu Inconfidência em 2023.

 

Série C

Em seis anos de projeto, o Esquadrão de Aço retornou ao futebol profissional, saiu da última divisão de Minas Gerais, investiu, transformou-se em Sociedade Anônima do Futebol, acumulou acessos e títulos e agora vai disputar, pela primeira vez, a terceira divisão do Brasileirão.

A primeira fase da competição vai do dia 20 de abril até o dia 25 de agosto. Assim como nas últimas edições, os oito primeiros colocados se classificam para a segunda fase e serão divididos em dois grupos de quatro. O Grupo B será composto pelo 1º, 4º, 5º e 8º colocados, enquanto no Grupo C ficam o 2º, 3º, 6º e 7º. Os dois primeiros de cada chave sobem para a Série C. Já a final será realizada entre o primeiro colocado do Grupo B contra o primeiro colocado do Grupo C.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário