Nossa Senhora do Rosário foi festejada e homenageada no último dia 3 de novembro em Resende Costa numa linda manifestação em que entrelaçam fé e cultura. Na noite do dia 2, sábado, último dia do tríduo preparatório, os congados Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e Damião e Catupé Santa Efigênia realizaram o ritual de levantamento do mastro no adro da igreja do Rosário, prelúdio para o Dia Maior no domingo.
De acordo com os organizadores, 27 ternos de congado prestigiaram a Festa de Nossa Senhora do Rosário 2024, que contou com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e da Prefeitura Municipal. “É uma alegria receber os congados de diversas cidades nessa festa tão antiga e bonita. É uma festa muito grande que não podemos deixar acabar. Pelo contrário, precisamos apoiar, incentivar os congados e recebê-los bem”, disse Antônio “Carvoeiro”, congadeiro e um dos organizadores da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Resende Costa.
Nas primeiras horas da manhã do domingo, 3, já se ouviam pelas ruas do centro da cidade o rufar dos tambores e os cânticos típicos de louvores à Virgem do Rosário, entoados pelos ternos de congado que vinham chegando de diversas cidades da região. Cada terno com suas características típicas. Dentre eles, catupés, marujos e moçambiques, representando, através da dança e do canto, a cultura e a espiritualidade afro-brasileiras.
Apesar da chuva que caiu no início da tarde, a maioria dos ternos de congado conseguiu se apresentar na praça Coronel Souza Maia (Largo do Rosário), em frente ao palco onde estavam presentes os organizadores da festa e representantes do poder público municipal, entre eles o vereador e vice-prefeito eleito Paulinho Barbeiro, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer André Eustáquio, e o vereador Zé do Dico. “É uma festa muito bonita da nossa cidade, a qual temos o prazer de apoiar. Parabéns aos organizadores! Parabéns aos congados, que vieram de tantos lugares para participar dessa festa que representa a cultura e a religiosidade do nosso povo”, declarou Paulinho.
Resgate do Congado do capitão Vino
Neste ano, uma surpresa emocionou os devotos de Nossa Senhora do Rosário. Após longos anos de inatividade, o tradicional Congado Nossa Senhora do Rosário, o “Congado do Vino”, foi resgatado por um grupo de congadeiros e incentivadores da festa. Quando o terno subiu no adro da igreja do Rosário para o ritual do levantamento dos mastros, a memória do saudoso e eterno capitão Valdivino Martiniano, o Capitão Vino, um dos maiores entusiastas da cultura do congado e da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Resende Costa, tornou-se viva na lembrança de muitos resende-costenses. O resgate do congado do Vino, o Terno de Nossa Senhora do Rosário, foi uma das principais atrações da festa.
Barraquinhas e shows movimentaram o Largo do Rosário
De alguns anos para cá, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Resende Costa tornou-se tradicional também pelo movimento do comércio popular. Desde o dia 31 de outubro, a rua José Coelho já estava tomada por barracas de roupas, eletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, alimentos, entre tantos outros produtos. O vai-e-vem do povo com sacolas nas mãos e o sobe e desce na rua revelam o quanto a população da cidade aguarda ansiosamente os dias da festa para ir às compras. “Neste ano, tivemos aproximadamente 95 barracas. Posso dizer e avaliar que, em comparação com o ano passado, conseguimos avançar e melhorar na organização das barracas na rua”, avalia o empresário ritapolitano José Carlos, que, desde 2023, assumiu a organização da estrutura da Festa do Rosário de Resende Costa.
Nas noites de quinta, 31, sexta-feira, 1, e sábado, 2, o público se reuniu no Largo do Rosário para prestigiar os shows que movimentaram o evento. “Essa festa precisa ser incentivada ainda mais; afinal, é uma manifestação cultural que infelizmente vem encontrando dificuldades para se manter em nossa região”, conclui José Carlos.