Uma paixão transformada em chácara

Veterinário cria e cuida de diferentes espécies de animais em Resende Costa


Economia

Vanuza Resende0

fotoO veterinário Saulo Henrique em sua chácara em Resende Costa (foto arquivo pessoal)

De avestruz a ouriços pigmeus, é uma bicharada “diferente” na chácara do veterinário Saulo Henrique, no Centro de Resende Costa. Com um bom espaço para criar e cuidar dos animais, Saulo conta como tudo começou. “Desde a minha infância, eu tinha uma paixão e admiração pelos animais. A convivência com eles era diária e, a cada dia que passava, eu procurava adquirir algum animal diferente e levar para casa dos meus pais. Naquela época, já buscava espécies que chamavam atenção, como cabritos, coelhos gigantes, minigalinhas e passarinhos de varias espécies”. Das peripécias da criança que queria levar vários novos amigos para casa ao jovem formado em medicina veterinária! “No decorrer do tempo, tudo foi me direcionando a isso, ou seja, cuidar de animais. Fui morar fora e cursar Veterinária; ao retornar para Resende Costa, montei minha clínica e também iniciei uma pequena criação de pôneis, o que era um sonho desde criança”.

No entanto, a criação de pôneis evoluiu para vários animais de espécies diferentes. “Pesquisando um pouco mais sobre a criação de minianimais e animais exóticos, tive vontade de expandir e, assim, fui adquirindo algumas espécies, como avestruz, emu australiano, miniporcos, minivacas, pôneis, pavões, minigalinhas, minicoelhos, ouriços pigmeus, minicabritos, carneiros, araras e algumas espécies de aves”, conta Saulo. Todos esses bichos reunidos precisam de uma rotina equilibrada, dedicação e compromisso do criador. “Os animais são tratados em ambientes separados, duas vezes ao dia. Cada ambiente é separado por espécie para não haver conflito, principalmente durante a alimentação. Os cuidados para com os animais são realizados todos os dias em conjunto e três vezes na semana todos são manejados individualmente”, explica o veterinário.

Saulo destaca que, apesar de manter tantos animais no centro da cidade, há espaço suficiente para todos. “Embora a chácara esteja localizada no centro, o ambiente onde os animais vivem é muito espaçoso, oferecendo bastante qualidade de vida a eles”.

E é claro que os animais despertam curiosidades na população. De acordo com Saulo, a chácara recebe visitantes nos finais de semana. “Recebemos a visitação de pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre os animais. Essas visitas são gratuitas e com hora marcada. Os planos futuros para a chácara são: ser aberta com maior frequência ao público e oferecer aos visitantes uma experiência agradável junto aos animais”.

No Instagram é possível conferir um pouco da rotina dos animais: @saulohenriquer.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário