Visita ao estande da ilha de Santa Maria na “Taste Azores”, em Lisboa

José Venâncio de Resende0

Em visita ao espaço da 6ª edição do “Taste Azores”, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, fui recebido, no estande da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, por Eduarda Bairos e por Conceição Chaves (fundadora da cooperativa há 35 anos), quando provei o famoso biscoito de Orelha, de sabor muito parecido com o da nossa Rosquinha em Minas Gerais; e ainda há muito mais pra vender como os biscoitos Júlia, Caseiro, Amoníaco, Encanelado, Chocolate, de Manteiga e Sortido, além de mel multiflora e doce de meloa da Agromariense.

Aproveitei e passei pelo estande da Cooperativa de Leite Montanha da ilha do Pico, fabricante do tradicional queijo Mistério (um queijo curado de pasta mole, cremosa ou amanteigada, com um sabor muito característico, ligeiramente intenso, acidulado e pouco salgado), além de vários outros tipos de queijos, como flamengo, queijo prato e manteiga. 

O Taste Azores (de 30 de outubro a 3 de novembro) destina-se a aumentar, em Portugal continental, o consumo dos produtos das ilhas dos Açores. Além de Santa Maria e Pico, participam as outras ilhas por meio das empresas Adolfo Mendonça Atelier, Ourivesaria Teles, Boa Fruta, Centro Social e Cultural da Atalhada, Garcez & Santos, Restaurante Espaço Açores, Insulac, Lactaçores, Marta Tomé & Filhas, Natur Froyo, Pastelaria O Forno, Plantações Chá Gorreana, Promineral, Pronicol, Queijo Vaquinha; MPD – Bensaude Distribuição, Salsicharia Ideal e Sociedade Conserveira Açoriana.

Sempre é bom lembrar que a ilha de Santa Maria é a terra natal de João de Resende Costa, o patriarca da família Resende em Minas Gerais; e que a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria também fabrica o mesmo artesanato têxtil (retalhos de tecidos) de Resende Costa. E ainda lembrar que o queijo minas artesanal é originário da ilha do Pico. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário